A Agência do Trabalhador de Toledo encerrou o ano de 2014 com o saldo positivo. Ultrapassando a meta do Estado, que era de 2.452, o município alcançou 3.371 pessoas contratadas. Além disso, ainda superou 2013, quando Toledo chegou a 3.350 contratações. E continuando na perspectiva de crescimento, a expectativa é que em 2015 os números continuem crescendo. As vagas para emprego já estão abertas. A Agência do Trabalhador voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (05), com horário de funcionamento das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.
Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Gilberto Engelmann, 2014 foi um ano muito bom. “Os grandes acontecimentos no país, como Copa do Mundo e Eleições, tem impactaram na geração de emprego e renda. Porque é uma análise da economia, não se sabe como o setor econômico vai funcionar, mas nós tivemos um extrato positivo”, comentou. Engelmann contou ainda que outro ponto que permitiu Toledo alcançar esse resultado positivo é o cenário bom na questão de geração de empregos. “Toledo está no interior, onde grandes empresas produzem, exportam. Então com certeza o município está em uma localização privilegiada e isso faz com que a Região Oeste tenha esse impacto de desenvolvimento do agronegócio e Toledo sempre está em primeiro lugar justamente por essas condições de localização”, afirmou.
Outra conquista em 2014 é o primeiro lugar das 220 Agências do Trabalhador do Paraná. “As quatro maiores agências são Cascavel, São José dos Pinhais, Curitiba e Toledo. E o primeiro lugar é referido a questões de número de habitantes, número de pessoas que passaram pela Agência do Trabalhador e das pessoas que foram encaminhadas para entrevistas de contratados”, informou. Toledo conquistou o primeiro lugar, Cascavel o segundo, São José dos Pinhais o terceiro e Curitiba ficou em quarto.
Além disso, o gerente contou que outra questão para o resultado positivo foi que o prefeito Beto Lunitti sempre deu total liberdade para fazer as mudanças necessárias, principalmente em relação à qualificação do pessoal que trabalha na Agência. “Sempre fomos prontamente atendidos pelo prefeito no que foi necessário. Essa melhoria na qualificação dos funcionários fez que com todos entendessem a importância desse trabalho de qualidade na agência e fez com que gerasse esse resultado positivo”, explicou.
Expectativa
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Gilberto Engelmann, informou que a expectativa é boa para o início do mês, porque 2015 já demonstra um sinal positivo. “Nós acreditamos que o mercado terá muitos resultados bons. No decorrer do mês é que as vagas serão abertas, então somente no final de janeiro é que teremos a real situação da quantidade de vagas”, contou. A expectativa, segundo Engelmann é muito boa, já que os indicadores mostram que as grandes empresas estão abrindo contratos de exportação e isso vai gerar empregos no município.
Mudanças e melhorias
Em 2014 foram promovidas diversas melhorias, como a qualificação de servidores para atendimento ao seguro desemprego. Além disso, com a reforma do espaço foram ampliados os números de guichês de atendimento. Somente no seguro-desemprego o número aumentou de dois para seis, e de dois computadores habilitados para 11. “Essas melhorias geraram um atendimento melhor para as pessoas, proporcionando maior conforto”, comentou o gerente.
A Agência do Trabalhador de Toledo funciona em horário comercial na Rua General Estilac Leal, nº. 1327, Centro. Os interessados devem se dirigir ao local com os documentos pessoais e a carteira de trabalho. Mais informações no e-mail agtoledo@sets.pr.gov.br. A entrega senhas acontece às 07h30. A agência atende, em média, 80 pessoas por dia.