O calor forte deste verão está movimentando o Parque das Águas em Toledo. Visitantes e moradores do município buscam as piscinas para se divertir e se refrescar nos dias quentes. O parque permanece aberto durante as férias e a previsão é que continue até dia 15 de março. O funcionamento é de quarta a domingo, das 14h às 18h.
Segundo o diretor responsável pelo local, Altevir Neves, a movimentação no Parque é grande. “Como dizem as crianças, o Parque está ‘bombando’. Na última semana registramos entre 250 e 420 pessoas por dia”. Sobre a avaliação médica para o uso das piscinas Altevir lembrou que os procedimentos são realizados nas terças e sábados, das 13h às 15h. “O exame feito no Parque é apenas para toledanos e vale por 60 dias. São distribuídas 200 fichas para o exame, tanto na terça quanto no sábado”, explicou. Também serão aceitas avaliações de outros clubes ou realizadas por algum profissional médico.
A recomendação é que os no dia do exame e para entrar na piscina, os banhistas não se esqueçam de utilizar uma roupa apropriada. Maio e biquíni, para mulheres, e sunga para os homens. Segundo Altevir, não é permitida a entrada de pessoas no Parque que não possuem o exame, mesmo sendo acompanhantes.
Melhorias para temporada
Antes de abrir para a temporada 2014/2015, o espaço passou por reformas e agora conta com novidades, como uma quadra de futebol de sabão, instalada por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). O local recebeu investimentos na parte elétrica, com a revisão dos motores das bombas hidráulicas, na rede de energia e instalação de ar condicionado na recepção.
Também foi construída uma contenção para evitar o desperdício de água na piscina do tobogã e refeita a pintura do local que passou pela intervenção. “Fizemos uma série de melhorias pensando em dar mais conforto aos usuários”, comentou o diretor responsável pelo local, Altevir Neves. Além disso, foi construída uma calçada na área administrativa do Parque.
Contratação de empresa especializada
Uma novidade para esta temporada foi a contratação de uma empresa especializada para a segurança dos banhistas. Segundo a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Silvania Freese, em anos anteriores o trabalho era realizado por guardas municipais que possuíam o curso de brigadista. “Recebemos do Ministério Público uma orientação para que utilizássemos salva-vidas para este trabalho e abrimos o processo licitatório. Este foi o motivo de termos atrasado a reabertura da temporada”. A empresa que prestará o serviço é a Previna Remoções que disponibilizará quatro profissionais durante todo o período em que o público estiver utilizando as piscinas. “Este atendimento custará ao município R$ 48 mil e se estenderá durante toda a temporada”, concluiu.
Parque das Águas
Com mais de quatro mil metros quadrados de área construída, o complexo conta com piscina para crianças e adultos, córrego lento para uso de bóias impulsionadas pela correnteza, toboágua, tobobóia, quiosques, sombreiro e espaços administrativos destinados a realização de exames médicos, cadastro de usuários, recepção, depósito de materiais, vestiários e banheiros. O espaço atende os critérios de preservação ambiental, mantendo as nascentes e córregos. O complexo é fica junto ao Parque dos Pioneiros que possui também um lago, academia de musculação ao ar livre e uma ampla área verde.