1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Nova Santa Rosa discute a gestão de micro-sistemas de abastecimento de água no meio rural

Nesta sexta-feira (15) é realizado, no município de Nova Santa Rosa, um encontro de gestores de micro-sistemas de abastecimento de água no meio rural. O município de Nova Santa Rosa conta com 25 grupos de distribuição de água cuja gestão é feita pelos próprios usuários. Este sistema compartilhado de gestão permitiu com que 689 domicílios rurais e 314 domicílios localizados na sede dos distritos de Alto Santa Fé, Vila Cristal e Planalto do Oeste, tenham o acesso a água potável.

14/04/2011 - 12:50


O evento será realizado no CTG Querência da Amizade, localizado no Parque de Exposições Jóia do Oeste, com o início previsto para às 9h. O uso da água dos sistemas comunitários de abastecimento destina-se prioritariamente ao consumo humano, mas na maioria dos grupos o uso é estendido para a criação de animais.
A pecuária intensiva especialmente avicultura de corte, suinocultura e bovinocultura leiteira têm crescido muito nos últimos anos. Esta dinâmica confere ao município um alto Valor Bruto da Produção Agropecuária por hectare da região. Segundo dados da SEAB / DERAL 2009, o valor do VBP por hectare do município é de R$ 7.503,51 , que é o maior valor da região.
No entanto, toda esta produção, especialmente pecuária gera uma demanda cada vez mais crescente em termos de necessidade de água, a qual em períodos de máxima demanda provoca estrangulamento nos sistemas de Abastecimento.
O encontro das diretorias dos micro-sistemas de abastecimento de água do meio rural do município, busca aperfeiçoar os micro-sistemas, no intuito de diagnosticar e dirimir situações comuns na administração e racionalizar o uso da água frente ao aumento contínuo de demanda.
De acordo com os técnicos locais do Instituto EMATER, Dorival da Silva Schnekemberg e José Valentin Juan, que são conjuntamente com a Prefeitura de Nova Santa Rosa, os responsáveis pela implantação dos projetos e organizadores dos grupos de auto-gestão, o abastecimento de água é uma antiga reivindicação dos produtores e hoje, com a totalidade do município atendida necessita-se a capacitação contínua dos gestores, no sentido de garantir água em quantidade e com qualidade para um desenvolvimento rural harmônico com a garantia da qualidade de vida das famílias .
Devido a importância do tema o convite a participação neste encontro foi estendido também à técnicos e lideranças rurais dos municípios de Maripá, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Palotina, Tupãssi e Toledo.

Programação

8h30 às 9h -  Inscrições Instituto EMATER

9h às 9h15 - Abertura Pronunciamento de autoridades

9h15 às 9h45 - A realidade dos Micro-sistemas de Abastecimento de Água do Município de Nova Santa Rosa Inst. EMATER – Dorival S. Schnekemberg – Técnico Agropecuário

9h45 às 10h45 - Quantidade e Qualidade das Águas nos Poços Tubulares Profundos no Oeste do Paraná Adalberto Amâncio de Souza

Geólogo - SANEPAR – Curitiba

Unidade de Serviço de Hidrogeologia

10h45 às 11h - Intervalo

11h às 11h30 - Controle de qualidade de água nos Micro-sistemas de Abastecimento no Meio Rural Secretario Municipal de Saúde –

Sr. Noedi Max Hardt

20ª Regional de Saúde – Engenheira Sanitarista

Srª. Glades E. Grudtner

11h30 às 12h30 -  Mesa Redonda e Considerações Finais Instituto EMATER e Palestrantes

Ao termino do evento será servido almoço aos participantes

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29