Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Altas temperaturas continuam até o final de semana em Toledo; cuidados com acúmulo de água devem ser tomados

Apesar das leves pancadas de chuvas nas tardes, as temperaturas no município continuam elevadas

14/01/2015 - 15:50


A onda de calor que atinge todo o Paraná vai durar até domingo (18), de acordo com o Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná. As altas temperaturas em Toledo e em todo o Estado já vêm desde o começo da semana. Nesta quarta-feira (14) o município registrou máxima de 31ºC e mínima de 21ºC. No começo da manhã já podiam ser observados nos termômetros a alta temperatura. A sequência de dias quentes não é comum para o mês de janeiro no Estado. Além disso, com este clima, alguns cuidados são importantes e devem ser tomados pela população.

Até o domingo (18) a média de temperaturas em Toledo é de 30º máxima e 20º mínima. Apesar das leves pancadas de chuvas nas tardes, as temperaturas no município continuam elevadas.

Chuvas Esparsas

O calor é resultado de uma massa de ar quente e úmida que está sobre toda a região Sul do País. No Paraná, os dias já amanhecem com temperaturas elevadas, acima de 19ºC. “Há presença do sol durante todo o decorrer do dia e as chuvas do fim da tarde são muito rápidas, não conseguem resfriar o ar”, explica o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneip. 

Nos próximos dias, não haverá mudança significativa na condição da atmosfera. As temperaturas continuarão elevadas, assim como os índices de umidade. Essas características continuam favorecendo a formação de pequenos aglomerados de nuvens que provocam chuvas isoladas, preferencialmente a partir da tarde.

Nesta quarta-feira (14), uma frente fria vai ingressar sobre o Rio Grande do Sul, mas, no Paraná, o ar continuará aquecido.

Dengue

Esta instabilidade no tempo é propícia para a formação de focos de dengue no município. Segundo o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, Toledo apontou para uma infestação de 6,79%, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O levantamento ocorreu no período de 06 a 09 de janeiro e vistoriou 1.780 imóveis em todos os bairros do município.

A recomendação para evitar a proliferação do mosquito no município são várias. Segundo o coordenador de Combate às Endemias de Toledo, Taylon Pereira, é importante que as pessoas fiquem atentas a lugares que podem ser depósitos de água. “É importante que as pessoas separem bem o lixo, e jogue sempre nas lixeiras, e não em lotes baldios ou depósitos a céu aberto. Além disso, lugares comuns como pneus, garrafas, caixa d’água e potinhos de animais de estimação são lugares que precisam de atenção”, afirmou. Pereira ainda comentou sobre piscinas, que devem estar sempre muito bem tratadas. “E para pessoas que preferem colocar uma lona sobre a piscina, ou qualquer outro local, também deve se preocupar em deixar ela bem esticada, se não também existe a chance de acúmulo de água ali”, contou.

Somente em 2014, Toledo teve 296 suspeitas de casos de dengue. Destes 22 foram confirmados, sendo 18 autóctones e quatro importados. Além disso, neste ano, já existe no município um caso suspeito da doença. “É importante que as pessoas que sintam sintomas como dor de cabeça, atrás dos olhos e das juntas por mais de cinco dias procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa”, informou o coordenador.

No final de janeiro haverá mutirões de limpeza em todo o município, informou Pereira. Além disso, ao longo do ano serão feitos diversos projetos e campanhas para conscientização da população dos cuidados que devem ser tomados com a dengue e a febre chikungunia, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Anuncio gene 2