O Museu Histórico Willy Barth começou 2014 com um grande fluxo de visitantes. Diversas pessoas têm ido ao espaço diariamente, entre toledanos, moradores da região, turistas e principalmente pesquisadores. O Museu oferece ao público, exposições permanentes, temporárias e itinerantes, sendo que atualmente está com a Exposição “No sertão, um pouso, uma vila... Assim começou Toledo”. Ao longo de 2014 o número de visitações chegou a oito mil pessoas e a expectativa é que este ano seja ainda mais movimentado.
Segundo a coordenadora do Museu Histórico Willy Barth, Rejane Rauber, a visitação ao espaço é uma boa atividade de férias. “Aqui o visitante tem a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a história local, observando mapas, fotografias, textos, obras de arte, bem como objetos, que fizeram parte do cotidiano dos primeiros moradores”.
Além disso, Rejane destacou o acervo documental do Museu, que conta com jornais, revistas, mapas, setor de imagem e som (entrevistas). “Isso tem atraído pesquisadores, como fonte de consulta para elaboração de trabalhos escolares, monográficos, dissertações e divulgação da memória histórica”, explicou ela.
Os interessados podem acompanhar mais informações sobre o Museu na página oficial no Facebook. Acesse: https://www.facebook.com/museuhistoricowillybarth/timeline
Em exposição
O Museu está atualmente com a exposição “No sertão, um pouso, uma vila... Assim começou Toledo”, que apresenta ao público visitante, aspectos históricos da formação do município, como: origem do nome, atividades econômicas, meios de transporte, comunicação, a conquista da energia elétrica, atividades educacionais e religiosas e fatores significativos para o desenvolvimento no início da colonização.
Atendimento
O horário de funcionamento do local ocorre das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. À noite, sábados e domingos é necessário realizar o agendamento. O Museu está localizado na Avenida Tiradentes, n° 1165 – Centro, no Centro Cultural Oscar Silva.