Nesta quinta-feira (15) foi sancionada a lei da criação de quatro novas regiões metropolitanas no Paraná. As novas regiões terão sede em Toledo, Cascavel, Campo Mourão e Apucarana. Com esta nova lei, agora o Estado conta com oito regiões metropolitanas. As quatro novas se juntam às de Curitiba, Umuarama, Londrina e Maringá.
A criação da Região Metropolitana amplia o potencial de atração de investimentos. Por serem áreas com população maior, as regiões conseguem financiamentos que os municípios não teriam individualmente. Com a estreita proximidade à metrópole, os pequenos municípios reforçam o status e passam a ter mais oportunidades e a desigualdade entre as cidades tende a diminuir.
A integração do transporte coletivo e de sistemas de saneamento básico e o maior acesso aos serviços públicos também são benefícios para a população dessas regiões.
A região de Toledo terá 18 municípios com uma população estimada de 350 mil habitantes. Fazem parte as cidades de Toledo, Assis Chateaubriand, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Tupãssi.
Como Funciona
Cada região metropolitana será gerida por um conselho com cinco membros indicados pelo Estado e pela Prefeitura da cidade-sede, além de um conselho consultivo formado por representantes de todos os municípios participantes. Ambos os conselhos devem elaborar planos de desenvolvimento integrado e executar programas e projetos comuns.
Com informações da Agência Estadual de Notícias