Na sexta-feira (16), será realizado um ato alusivo ao centenário de nascimento do escritor, político e militante da imprensa Oscar Silva. A solenidade – organizada pela Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Comunicação Social – acontecerá às 18h30 no Centro Cultural que leva o nome do homenageado, junto à Biblioteca Pública Municipal, no centro da cidade. Na oportunidade, o prefeito Beto Lunitti fará o descerramento de uma placa na Biblioteca, no espaço destinado às obras e à história desse artista.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, é muito importante homenagear o escritor no ano do seu centenário, visto que Oscar Silva sempre declarou sua paixão por nosso município. “Nosso Centro Cultural, onde funciona a Biblioteca Pública, o Museu Histórico e a Secretaria de Políticas para Mulheres, estão elementos importantes de nossa história que são passados de geração para geração e leva o nome desse escritor”, explica. O prefeito ainda complementou que Oscar Silva veio para Toledo em 1963 e que figurou no cenário público de Toledo de maneira marcante.
Programação
A solenidade que tem início marcado para às 18h30, é aberta ao público e será animada com música brasileira, nos ritmos de: Música Popular Brasileira (MPB), samba e chorinho, além de músicas próprias e releituras do Grupo Madeira de Música Instrumental. O grupo é formado pelos músicos Cristiano Frank no saxofone e flauta transversal, Daniel Selicani, na guitarra e Peterson Oliveira, na percussão.
Família Oscar Silva
Pitágoras da Silva Barros, o segundo filho de Oscar Silva, enalteceu a postura do poder público municipal pela homenagem a seu pai. “Essa homenagem representa o reconhecimento do trabalho de um homem que foi pioneiro em várias atividades em Toledo, mas principalmente na área da cultura e comunicação”, afirma. “Meu pai foi fundador do Conselho de Cultura juntamente com Edílio Ferreira. O despontar da cultura toledana foi reconhecida em todo o Paraná devido a esse trabalho e, ao resgatar essa história, o prefeito Beto Lunitti demonstra sua sensibilidade e conhecimento dos valores históricos de Toledo”, complementa o filho do escritor.
Atividades em Toledo
Oscar Silva sempre participou de diversas atividades públicas e sociais em Toledo. Foi presidente da APM do La Salle, um dos fundadores do Rotary, vice-presidente do Clube do Brasil, redator chefe do jornal “A Voz do Oeste”, chefe de pessoal da Coopagro (Gestão Ralf Maas), presidente da APP do Dario Vellozo, redator chefe do Jornal “Nova Geração”. suplente de vereador, presidente e um dos fundadores do Conselho Municipal de Cultura, além de ser um dos estruturadores da Casa da Cultura.
No jornalismo trabalhou também no Jornal de Alagoas, Gazeta de Alagoas, Diário do Povo (Maceió), Folha do Vale (Coronel Fabriciano), A Voz de Mantena, Diário do Oeste (Cascavel), A Voz do Oeste, Nova Geração, Geração em Revista e Recado.