Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Programa Municipal de Aquisição de Alimentos aprova propostas dos produtores

Foram 174 agricultores familiares com cadastro ativo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) inscritos no programa

15/01/2015 - 17:47


Nesta quinta-feira (15) foram abertos os envelopes com as propostas dos produtores que participarão do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos direto do Agricultor Familiar em Toledo. Foram 174 agricultores familiares com cadastro ativo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) inscritos no programa, que funcionará aos mesmos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que já é realizado no município. O edital com as aprovações será publicado nessa sexta-feira (16).

O Programa Municipal recebe recursos das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA) e da Secretaria de Administração, responsável pela gerência das ações. Segundo a diretora de Desenvolvimento Agropecuário da SAA, Geni Serafin, os produtores tiveram até o dia 09 de janeiro para efetuar sua inscrição. “Cada cadastro não pôde passar da cota de R$ 6,5 mil. Os produtores puderam escolher produtos de acordo com o oferecido no edital, sendo que os valores são estipulados de acordo com a tabela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento”, explicou. Os produtos que serão adquiridos pelo programa serão dos grupos de olerícolas (legumes), tubérculos (batata, batata-doce, mandioca, entre outros), frutas e sucos, carnes e peixes e panificados.

Os alimentos serão destinados ao atendimento da demanda da Cozinha Social, para o abastecimento dos Restaurantes Populares e entidades sociais. De acordo o diretor da Cozinha, Luiz Basei, a partir da publicação do edital o chamamento será feito conforme as necessidades de produção. “Com o programa, a nossa produção terá mais qualidade, já que compramos direto do produtor. Dessa forma, proporcionamos às pessoas, uma boa alimentação gerando a saúde preventiva.” Outro benefício que o Programa Municipal proporcionará, segundo Basei, é a certeza de sempre haver produto, já que o PAA nacional nem sempre é suficiente para atender a demanda. “Fora a economia, agilidade e dinamicidade na aquisição dos alimentos”, comentou.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza ressaltou a segurança financeira que o programa proporciona aos produtores. “Quando um produtor participa de um programa sério e organizado como esse, ele se beneficia como uma fonte de renda extra, que fortalece ainda mais a sustentabilidade da pequena propriedade. Esse é o nosso objetivo”, afirmou. O pagamento aos produtores, com recurso municipal, será feito diretamente na conta dos participantes.

A iniciativa, que beneficia produtores rurais e a população atendida, representa ainda uma proposta de governo.  “Acreditamos que está é uma forma de avançarmos neste setor tão importante e não só garantir o desenvolvimento da agricultura familiar, mas também, a segurança alimentar da nossa população que se beneficia desses alimentos nos equipamentos públicos”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.

Anuncio gene 2