Casa de not%c3%adcias 1144x150

Programa de combate à evasão escolar é lançado em Cascavel

O prefeito Edgar Bueno participou, nesta quinta-feira (14), no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Público de Cascavel) do lançamento do Programa Municipal de Prevenção e Combate à Evasão Escolar. A partir de agora, o Poder Judiciário, o Estado e o Município irão somar forças e trabalhar em rede para combater o problema em Cascavel. O evento reuniu diretores de escolas e coordenadores de Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e foi prestigiado por autoridades e secretários municipais.

14/04/2011 - 13:15


Em seu pronunciamento, o prefeito Edgar Bueno destacou a importância da parceria para construir um futuro melhor. Ele lembrou os investimentos que o Município faz e continuará fazendo em educação e reforçou a necessidade do esforço conjunto para se reduzir a violência e a drogadição, que são as consequências diretas da evasão escolar. “Plantando essa semente vamos ajudar a trazer de volta ao ambiente escolar crianças e adolescentes que vivem hoje numa sociedade desestruturada, numa família desestruturada. Isso tudo se reflete na escola, então temos de unir forças”, disse o prefeito, enaltecendo a ação do juiz da Vara da Infância e Juventude, Sérgio Kreuz, que idealizou a parceria. “Temos no doutor Sérgio Kreuz um parceiro, que abraçou essa nobre causa”.
“A ideia é criar um programa com maior mobilidade para envolver não só a escola, pois a evasão escolar é o primeiro sintoma de uma doença grave”, destacou o juiz da Vara da Infância e Juventude, Sérgio Kreuz, ao explicar que cerca de 80% dos jovens envolvidos com drogas e violência estão fora da escola. “Evasão escolar, atos infracionais e entorpecentes são problemas que andam juntos. Temos de desenvolver um mecanismo de detectar o momento em que o jovem abandona os bancos escolares para evitar outros problemas sociais”, enfatizou o juiz, para quem Cascavel é privilegiada ao conseguir atuar em rede. “Vamos dar exemplo para o Paraná de que é possível manter os jovens na escola”, acrescentou Kreuz.
O trabalho em rede envolverá diversas secretarias do Município, como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura. Administração e Esporte e Lazer. Segundo a secretária de Educação, Maristela Becker Miranda, "num primeiro momento o espaço físico será cedido pelo Estado e uma equipe multidisciplinar irá atuar na prevenção da evasão, ou seja, será feito um levantamento geral de todas as crianças e jovens matriculados em Cascavel. Ao constatar que alguém está faltando muito às aulas, a equipe irá na casa para verificar in loco as causas e encaminhar esse jovem para atividades culturais, esportivas, educacionais, entre outras”.
Na rede municipal de ensino foram registradas, em 2010, 49 evasões de crianças, num universo de 20 mil alunos matriculados. Já na rede estadual de ensino o problema maior é registrado no Ensino Médio. O número de alunos evadidos dos colégios estaduais chegou a 1.203 no ano passado. De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vander Piaia, o programa é extremamente positivo. “Novos e velhos problemas da sociedade refletem diretamente na evasão escolar. Contarmos com uma rede de ação será benéfico para cortar o problema logo no início”.

 

Da Assessoria - Cascavel

Sem nome %281144 x 250 px%29