A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Toledo já planeja as ações a serem colocadas em práticas durante 2015. Eventos já tradicionais, como o Casamento Coletivo, o Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais e outros que serão realizados pela primeira vez no município, já pautam o trabalho das servidoras municipais lotadas na pasta. A intenção da pasta é deixar tudo planejado, para que no decorrer do ano as atividades aconteçam conforme cronograma.
Segundo a secretária designada para responder pela SPM, Jaqueline Machado, o mês de janeiro foi dedicado a este trabalho. “Por enquanto estamos fazendo o planejamento das ações que realizaremos no decorrer do ano para que todas as atividades saiam conforme o previsto e dentro do cronograma”, informou. A programação de março, Mês da Mulher, e do Casamento Coletivo, em maio, já estão com os trabalhos adiantados. Outras atividades, como os 16 Dias de Ativismo, Outubro Rosa, Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Toledo e outras campanhas contra a violência e igualdade de gênero também estão sendo organizadas.
Além disso, a SPM ainda conta com a parceria de outras pastas, além da Delegacia da Mulher. “A Secretaria planeja ainda realizar novos estudos sobre a implantação da casa-abrigo para mulheres em situação de violência. Também pretende-se viabilizar ações conjuntas com a Educação, Saúde, Segurança e Trânsito e Esportes e Lazer e outras”, comentou Jaqueline. A SPM também busca parceria com universidades e o Tribunal de Justiça.
Todo o planejamento tem a intenção de construir condições de inserir a busca pela igualdade entre mulheres e homens nos diferentes espaços da execução da gestão pública municipal. “Por isso, uma das ações da SPM para o ano de 2015 será a realização da capacitação para servidores e servidoras sobre Políticas para Mulheres, igualdade de gênero e participação das mulheres”, expôs a secretária.
No que tange a organização dos instrumentos de gestão da política municipal, a SPM pretende iniciar ainda no mês de fevereiro as discussões para a implementação da Rede de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres. Está prevista ainda para este ano a realização da Conferência Municipal de Políticas para Mulheres na qual serão elencadas as propostas que servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres.