Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Secretaria de Saúde orienta servidores das Unidades Básicas de Saúde sobre abertura da UPA

A partir do dia 31 de janeiro, os atendimentos de urgência e emergência passarão a ser realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Vila Becker

16/01/2015 - 18:01


A Secretaria de Saúde de Toledo realizou, na sexta-feira (16), uma reunião técnica para orientar os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sobre a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha na Vila Becker e os fluxos que serão adotados. O encontro ocorreu no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, e as orientações foram repassadas pela diretora da UPA, Vânia Gonçalvez, pela coordenadora de enfermagem da UPA, Josiane Monteiro e pela diretora da Atenção Básica, Luciana Rebelatto.

A partir do sábado, dia 31 de janeiro, os atendimentos de urgência e emergência passarão a ser realizados na UPA, que funcionará 24 horas e  atenderá pacientes encaminhados pelas UBS’s, SAMU, Bombeiros/SIAT, além de pacientes por procura espontânea, sendo que todos serão avaliados pelo Protocolo de Classificação de Risco Manchester.

Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, a reunião com os servidores é importante que todos os profissionais responsáveis pela coordenação das UBS’s – enfermeiros – saibam dos procedimentos a serem adotados e que assim, possam repassar as informações para a população. “Além disso, um trabalho de mobilização está sendo realizado para informar as pessoas da mudança no atendimento, por meio de panfletos educativos, da divulgação nas UBS’s e por meio dos agentes comunitários de saúde (ACS’s)”, comentou. Com a medida, o Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (Mini Hospital) passará a funcionar como UBS, atendendo 12 horas por dia.

Atendimento

Na Unidade de Pronto Atendimento serão acolhidos os casos de urgência e emergência, em um espaço adequado para estes atendimentos. As consultas acontecerão respeitando a classificação de risco, com base no Protocolo de Manchester. “Já formamos profissionais dentro da recomendação do Ministério da Saúde. Quem passa pela formação do Protocolo de Manchester fica habilitado a ser multiplicador”, detalha Denise.

A UPA faz parte da rede de urgência e emergência que abrange também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os prontos socorros hospitalares. “É um atendimento especializado em urgência e emergência, com profissionais que tiveram uma capacitação importante, e que poderão prestar um excelente serviço à comunidade. Hoje o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) consegue dar atendimento de urgência e emergência para uma pessoa por vez, na UPA conseguiremos realizar até três ao mesmo tempo”, salienta Denise.

A secretária de Saúde ainda lembrou que no local haverá atendimentos de livre demanda, porém passarão também pela classificação de risco e terão seus casos avaliados. “Ninguém sairá de lá sem atendimento, porém serão preconizados os casos de maior gravidade”, frisa.

Anuncio gene 2