1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Rua da Faculdade ganha nova dimensão

A rua da Faculdade, no Jardim La Salle, que faz uma interligação entre as universidades locais, está sendo transformada em avenida. Os investimentos vão incluir o recape de todo o trecho, entre a rua Formosa e a avenida Ministro Cirne Lima, construção de calçada em frente ao Estádio 14 de Dezembro, canteiro central, acessibilidade nas esquinas, pintura de faixas de pedestres e sinalização vertical e horizontal, além de iluminação central.

14/04/2011 - 13:48


A obra começou há cerca de 40 dias e foi vistoriada nesta quinta-feira (14), pelo prefeito José Carlos Schiavinato e secretários envolvidos na execução do projeto. “São investimentos que vão permitir uma interligação maior entre as universidades, com mais segurança e qualidade de vida aos usuários. São ruas bem iluminadas, com passeio e canteiro central, que deverão dar mais segurança aos usuários e disciplinar o trânsito, reduzindo a velocidade e riscos de acidentes”, comentou o prefeito de Toledo.
A nova avenida vai permitir o acesso à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Paranaense (Unipar), Faculdade Sul Brasil (Fasul), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por um caminho mais seguro e adequado.
O recape da segunda faixa da via estava previsto para ser concluído na quinta-feira e posteriormente serão executados os demais serviços, com acessibilidade nas esquinas, permitindo acesso de cadeirantes, calçadas em determinados trechos e na sequência pintura e sinalização horizontal e vertical. Paralelamente será implantado o novo sistema de iluminação central. Os superpostes existentes na região em frente à Unioeste serão mantidos. No restante da nova avenida serão implantados postes metálicos retos, com duas luminárias, a exemplo do sistema de iluminação existente em outras ruas da cidade, como na rua Dom Armando Círio, no Jardim Porto Alegre, e na rua XV de Novembro.
A iluminação está sendo bancada pelo município, enquanto o recape e demais investimentos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “É uma das últimas obras com recursos do programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Toledo”, explica o assessor especial de captação de recursos, Luiz Alberto Cypriano.
No trecho estão sendo investidos R$ 210.235,74 em financiamento. A obra, destaca ele, vem de encontro aos anseios do programa, que é o de dar mais qualidade de vida à população.
Pelo programa estão sendo investidos no município cerca de 14,6 milhões de dólares em obras, dos quais, 7,3 milhões de dólares em financiamento do BID. Os recursos estão sendo utilizados para execução de obras como Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, remodelação da Praça Willy Barth, implantação da unidade social São Francisco, reurbanização de ruas e avenidas, entre outras.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29