A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) já inicia o ano com novidades. A implantação de um software (programa de computador) com o Sistema de Informação a ser instalado em toda a Rede Socioassistecial de Toledo, em substituição das antigas planilhas e registros manuais. O treinamento dos servidores municipais começou nesta terça-feira (20), na Escola de Administração Pública Municipal (Escola de Governo).
O sistema funcionará em todos os equipamentos, tanto governamentais, como não governamentais, que executam serviço de assistência social ao usuário. Com a medida será possível otimizar o tempo e realizar o levantamento de diagnósticos mais precisos e de forma integrada. A empresa que fornecerá o software foi licitada o ano passado e fará o serviço de implantação, treinamento e certificação.
O contrato é de um ano, podendo ser renovado por até cinco anos. O investimento do município é de R$ 54.600,00. Todo o processo é acompanhado pelo Departamento de Informática da Prefeitura. Uma reunião entre a SMAS e a empresa responsável definirá os níveis de acesso de cada profissional. “Não é qualquer pessoa que poderá acessar as informações. O usuário terá a garantia do sigilo de seu atendimento”, afirmou a diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial, Rosiany Favareto.
Ela disse ainda que a muito tempo se esperava por essa informatização e que a médio e longo prazo poderemos verificar os benefícios de forma qualitativa. “Hoje nós utilizamos muitas planilhas, muitas vezes precisamos fazer contagens manuais para saber quantas pessoas foram atendidas ou qual foi o número de benefícios. Agora nós vamos poder gerar tudo isso por meio do sistema. Ele vai nos gerar relatórios precisos. Desta forma vamos conseguir monitorar melhor os serviços, saber de fato quantas pessoas estão sendo atendidas, quantos atendimentos para aquela mesma família, quantas situações de violência esse serviço está atendendo. Assim poderemos levantar um diagnóstico de vulnerabilidades de nosso município. Que regiões tem mais casos de risco. O sistema possibilitará a elaboração de um planejamento mais apurado de toda a rede, assim se precisarmos fazer alterações nos serviços pra melhor atender a população poderemos fazer isso com mais segurança”, explicou a diretora.
Para que possam ser feitos os ajustes nas ferramentas desenvolvidas para o sistema, inicialmente o programa funcionará apenas no Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS I) e na Gestão da SMAS. Nesta terça-feira (20) pela manhã aconteceu o treinamento dos administrativos e no período da tarde dos técnicos (assistentes sociais e psicólogos) destes dois serviços. A capacitação aconteceu no laboratório de informática da Escola de Governo.
No início de fevereiro acontecerá uma reunião com toda a Rede Socioassistencial para explicar como está funcionando o programa e a necessidade de cada usuário alimentar o sistema. Na ocasião será divulgado o calendário de treinamentos para as demais unidades e equipamentos. A Secretaria de Assistência Social já está elaborando um glossário para facilitar o entendimento e a unificação dos termos técnicos utilizados no programa.