Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) Cantinho da Alegria, no Jardim Maracanã, Cantinho Feliz, na Vila Industrial e Rosane Fontes no Jardim das Orquídeas permaneceram com o atendimento normal no período de férias, entre os meses de dezembro e janeiro. Para muitos pais que trabalham, não entraram em férias nestes meses e que não tinham onde ou com quem deixar seus filhos.
Este é o caso de Marcileia Fernanda Marth de Aquino, mãe de Eliabe Marth de Aquino, de dois anos e três meses. Deixá-lo no CMEI Rosane Peripolli Fontes foi a única maneira encontrada para continuar com a rotina, sem que nem ela ou o marido precisassem se ausentar do trabalho. “Algumas pessoas possuem familiares que podem cuidar dos pequenos nesse período, mas infelizmente nem eu e meu marido temos alguém da família disponível. Encontrar uma pessoa de confiança e que aceite trabalhar apenas temporariamente também não é fácil. Então, quando soube que o CMEI ficaria aberto, foi como tirar ‘um peso das costas’”, relatou a mãe.
De acordo com a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi, os pais encontraram esta alternativa, que foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). “Ainda em dezembro, os pais procuraram as unidades mais próximas e, apontando a necessidade de manter os filhos no CMEI, os inseriram na programação diferenciada”, explica. Já para constituir as equipes de atendimento, foram direcionados os professores que entraram em agosto e ainda não possuíam férias vencidas.
Programação normal
O retorno normal da equipe diretiva e administrativa dos CMEI’s é no dia 28 de janeiro e dos professores no dia 4 de fevereiro. O ano letivo, com a chegada das crianças acontece no dia 9 de fevereiro. “Os professores retornam antes, para que iniciem as preparações das aulas”, finalizou Tania.