Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Coordenação de Controle e Combate às Endemias prepara ações para o combate à dengue

Os mutirões de limpeza estão programados para começar na primeira semana de fevereiro

21/01/2015 - 17:45


Após o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no início do mês de janeiro e que apontou uma infestação de 6,79%, percentual acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Toledo, começou a realizar visitas aos moradores dos bairros que apontaram os maiores focos do mosquito.

A intenção é reforçar a importância dos cuidados e já preparar a população para o mutirão de limpeza que começa em fevereiro. Segundo o coordenador de Combate às Endemias de Toledo, Taylon Eduardo Pereira, durante a visitação, os moradores são informados sobre os altos índices do LIRAa e sobre os perigos da doença causada pelo mosquito da dengue. “Estamos aproveitando para orientar sobre os sintomas e todo o transtorno que uma doença como essa pode causar”.

A partir da primeira semana de fevereiro começará o mutirão de limpeza nos bairros. Taylon disse que os moradores serão comunicados com 48 horas de antecedência “para que eles tirem das casas tudo o que pode ser um depósito para o mosquito da dengue”. Após o recolhimento, a Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias dará a destinação adequada para todo o material, evitando que vire foco do mosquito novamente.

Pereira ainda comentou que é importante que a população receba os agentes, para que os focos sejam tratados e extintos. O toledano Augustino Cardoso afirmou que já recebeu quase 10 visitas dos agentes, que são sempre bem vindos. “Acho muito importante que eles venham, pois assim, mesmo cuidando da nossa casa e do lote, temos a certeza que não há nenhum possível foco que mosquito aqui”. Ele ainda comentou que, nas vezes que os agentes vão a sua casa, mas não há ninguém, procuram ligar para a equipe para agendar a visita. “Teve até uma vez que fui atrás do agente que estava pelo bairro”, lembrou.

Segundo o agente de Controle e Combate às Endemias, Adelso Robak Rosa, nem todos os agentes são atendidos dessa forma, apesar de, em um ano de trabalho, nunca ter sido impedido de visitar alguma residência. “A gente percebe às vezes, certa má vontade, como se o atendimento fosse realizado apenas por obrigação, mas as pessoas devem entender que a vistoria é importante para todos nós”, afirmou.

LIRAa

O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2015, realizado pela Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Toledo, apontou para uma infestação de 6,79%, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O levantamento ocorreu no período de 06 a 09 de janeiro e vistoriou 1.780 imóveis em todos os bairros do município de Toledo. Os depósitos predominantes foram os pratinhos de vasos de plantas, lonas e plásticos, caixas d’água e pneus.

Anuncio gene 2