Em 2014 foram implementadas inúmeras mudanças no trânsito toledano, várias delas foram fruto de um estudo da SMST em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR). Foram identificados vários problemas na fluidez do trânsito em virtude de inúmeros pontos de conflito (vagas de estacionamentos, configuração e dimensões das vias, problemas em cruzamentos, entre outros). Somados ao comportamento dos condutores, essas situações ocasionavam um crescimento anual do índice de acidentes de trânsito, além de vários danos sociais e de saúde pública.
Intervenções no Trânsito
Após analisada as origens dos acidentes mais graves ou mais corriqueiros, o Deptrans proporcionou uma série de mudanças nas vias, no formato dos estacionamentos, implantação de novos semáforos, sincronização, obras de readequação dos passeios, sinalização horizontal e vertical, intensificou a fiscalização e as ações de educação no trânsito com o objetivo de amenizar esses problemas.
O diretor do Deptrans, Fabiano de Paula Leite Faria, disse que as medidas adotadas, tanto por parte da SMST, quanto pela Polícia Militar, contribuíram para melhoria. Uma das ações foi o aumento da fiscalização. “Aumentamos o rigor das fiscalizações e blitzes em parceria com a Polícia Militar. O conjunto das ações adotadas durante o ano acabou refletindo em números positivos para o trânsito de Toledo”, comentou.
Com a intensificação da fiscalização e um rigor na aplicação da legislação, conseguiu-se retirar de circulação inúmeros veículos com grande potencial em se envolver em acidentes. Com a presença ostensiva durante toda a semana em vários pontos da cidade foi possível inibir a prática de várias infrações de trânsito, que poderiam levar a acidentes.
Estatísticas
Segundo estatísticas do Departamento de Trânsito de Toledo (DEPTRANS) a frota de veículos do município passou de 85.637 em 2013, para 90.778 em 2014, um crescimento de 6%. Com mais veículos circulando, é até esperado que as infrações e acidentes sigam o mesmo ritmo. Mas não foi isso que aconteceu. Em 2014, o número de acidentes diminuiu de 1.729 para 1.468, uma redução de 15,1% em comparação ao ano de 2013.
O número de vítimas fatais também caiu 36,4% e o número de feridos sofreu um decréscimo de 21%. Em 2013 aconteceram 11 óbitos e 1034 pessoas ficaram feridas, vítimas de acidentes de trânsito. Já em 2014 os números caíram pra 7 óbitos e 817 pessoas feridas.
O número de vítimas fatais também caiu 36,4% e o número de feridos sofreu um decréscimo de 21%.
O Deptrans já programa outras ações para o trânsito do município no ano de 2015. Os gestores estão confiantes de que é possível melhorar ainda mais os índices apresentados e garantir a fluidez e segurança nas vias do município. As fiscalizações continuarão acontecendo e as punições acontecerão de forma justa aos infratores que não respeitarem a legislação do trânsito.