No dia cinco de fevereiro os professores do município farão uma atividade diferente na volta às aulas. Para conversar com os educadores, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) convidou o professor Dr. Miguel Arroyo. PhD em educação, o professor conversará com os educadores do município para troca de experiências e abordar temas como os direitos de alunos e professores. A atividade acontecerá no Teatro Municipal de Toledo, a partir das 08h.
O tema abordado durante o encontro será “Currículo, territórios e escritos: Direitos dos professores e alunos a saber-se”. A proposta do tema é discutir com os professores a importância do currículo, a abordagem dos trabalhos que é feita com os alunos, entre outros temas, contou a diretora do Departamento de Ensino da SMED, Neusa Koval. “Além da oralidade, o professore precisa saber o que mais é preciso fazer e trabalhar com as crianças, de uma forma diferenciada”, comentou.
Segundo a diretora, a atividade é feita todos os anos pela SMED como uma forma de boas vindas aos professores do município. “É a atividade de abertura do ano letivo, então fazemos algo diferente. Além disso, é ainda uma forma de capacitação de todos os educadores do município”, afirmou. São aproximadamente 1.100 professores de toda a rede municipal de educação, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
A atividade irá acontecer no Teatro Municipal de Toledo, a partir das 08h e vai durar o dia inteiro. Além disso, nesta mesma data, será feita a posse dos novos diretores das escolas municipais e CMEI’s.
Volta às aulas
As aulas para os alunos do município de Toledo voltam no dia 09 de fevereiro. Os professores e coordenadores das escolas e Centos Municipais de Educação Infantil (CMEI) voltam alguns dias antes, nesta quarta-feira (28), para desenvolver atividades pedagógicas. Neusa informou ainda, que na quinta-feira (29) serão abertas, nas escolas, as matrículas remanescentes, para aqueles pais que ainda não fizeram a matrícula dos filhos.
Currículo
O Prof. Dr. Miguel Arroyo possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970); é mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974); e doutorado (PhD em Educação) - pela Stanford University (1976). É professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi secretário adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente em temas como educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.