Na segunda-feira, dia 9 de fevereiro, os alunos da rede municipal de ensino de Toledo retornam às aulas. No entanto, os diretores e equipes administrativas das escolas e centros municipais de educação infantil iniciam o trabalho já no dia 28 de janeiro. Os professores retornam no dia 4 de fevereiro para o planejamento das aulas. Para melhor receber os alunos no novo ano letivo, reformas e ampliações foram feitas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Toledo.
Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, as obras foram promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), através das reuniões do Orçamento Participativo (OP) e da Assessoria de Assuntos Comunitários. “São diversas melhorias que foram realizadas durante o período de férias, visando mais segurança e conforto para os alunos no retorno às aulas”, explica.
Melhorias
As melhorias – que contemplam a troca de piso, reformas no banheiro, telhado, pintura e parte elétrica – são no CMEI Professora Iraci Tatsch, na Grande Pioneiro, no Fani Matilde Bilibiu, em Vila Nova, e nas Escolas Municipais Olivo Beal, no César Parque, São Francisco de Assis, no São Francisco, Tomé de Souza, em Vila Ipiranga, Osvaldo Cruz em Vila Nova, Reinaldo Arrosi na Vila Operária e Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler, no Jardim Santa Maria. Outros CMEI’s e Escolas continuarão recebendo as melhorias nas próximas semanas.
A secretária Tania de Grandi reforçou que as intervenções vão melhorar a qualidade de ensino das crianças e as condições de trabalho dos servidores do município. “Estas reformas e ampliações eram muito aguardadas pelas comunidades e foram muito bem planejadas. A intenção é contribuir para que todos que utilizam aquele espaço tenham total qualidade”.
Calendário
No dia 28 de janeiro, os diretores, equipe administrativa e coordenadores pedagógicos retornam às escolas. No dia 29, acontece a primeira reunião com diretores, no auditório da Prefeitura, com a presença de responsáveis pelo Recursos Humanos (RH), da secretária de Saúde, Denise Campos, para tratar da saúde e segurança dos alunos e servidores e do secretário de Administração, Amauri Linke, para debater sobre o OP. Já no dia 30, a reunião é na SMED, com os coordenadores pedagógicos.
No dia 5 de fevereiro, acontece no Teatro Municipal, às 20h, a abertura oficial do ano letivo, com a participação do conferencista Miguel Gonzáles Arroyo, sociólogo e educador espanhol, que já foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que atualmente acompanha propostas educativas em várias redes municipais e estaduais do país. Os diretores eleitos das escolas também tomam posse neste dia. No dia seguinte (6), iniciam a preparação e planejamento das aulas, para início das aulas no dia 9.