A Secretaria de Infraestrutura Rural, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) recuperou um importante trecho de asfaltamento rural no interior. A estrada que liga os distritos de São Miguel e Novo Sarandi, entregue no final de 2012, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 300 mil para resgatar a trafegabilidade em 900 metros de asfalto. As obras de reparo foram concluídas na última semana.
Segundo o secretário de Infraestrutura Rural, Lídio Michels, a intenção é oferecer segurança para a população que ocupa aquele trecho diariamente. “A pista estava totalmente deteriorada, havia necessidade de fazer esta recuperação. O trabalho realizado é diferenciado, com a base mais sólida para que a pista seja mais resistente e suporte o grande tráfego daquele trecho”. Lídio disse ainda que o trajeto ganhou nova pintura e sinalização.
Para o prefeito Beto Lunitti, o principal intuito é promover a qualidade de vida ao homem do campo. “Estamos investindo em infraestrutura rural desde o início do nosso mandato, pois valorizamos o trabalho e a qualidade de vida do homem do campo, que é fundamental para nossa economia e desenvolvimento e assim como os moradores da área urbana, merecem ter acessos e vias de qualidade para trafegar com segurança”.
Trafegabilidade
Toledo conta atualmente com 1.800 quilômetros de estradas de uso comum e mais de 400 quilômetros de acessos. Destes, cerca de 300 mil metros já contam com pavimentação, sendo 35 quilômetros no novo modelo de estradas rurais do Programa Rodovias Rurais – Caminhos para o Desenvolvimento. Em 2014 o programa executou 21,54 quilômetros de asfaltamento rural. Com seis metros de largura e duas pistas de rolamento, sinalizadas horizontal e verticalmente, o modelo oferece mais segurança e comodidade ao homem do campo.
Além das Rodovias Rurais, a Secretaria de Infraestrutura Rural realizou durante o ano 32,97 quilômetros de readequações de estradas. “Nós levantamentos o leito da estrada, o que melhora a conservação e impossibilita que a água da chuva escoe para os rios e mananciais. Também é feita a colocação cascalho ou solo brita para impedir atolamento nos dias de chuva”. Já a readequação asfáltica e serviços de tapa buraco totalizaram mais de 16.438,00 metros quadrados.