Quase 40 pacientes toledanos foram atendidos no último sábado (24) em um mutirão de consultas e exames oftalmológicos. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde de Toledo, por meio Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR), na Central de Especialidades de Toledo, no Jardim Pasquali. No próximo sábado (31), mais 80 procedimentos estão programados.
Conforme a diretora da Central de Especialidades, Edilza Gomes Coutinho, a ação foi um sucesso, sendo que dos 40 pacientes toledanos agendados, 37 compareceram. “A maioria dos casos se resolveu com a correção com lente. Assim, o paciente já sai da consulta com a receita para fazer o óculos”, explicou. Edilza ainda reforçou que o chamamento dos pacientes respeitou rigorosamente a lista de espera. “Dessa forma atendemos os que estão a mais tempo aguardando. A oftalmologia é uma especialidade onde temos dificuldades em zerar as filas, por isso a realização do mutirão”, reforçou.
Além dos pacientes toledanos, mais 26 pessoas de outros municípios da área de abrangência do CISCOPAR passaram pelas consultas. “Nestes casos, os municípios de origem arcam com os custos dos seus cidadãos”, ressaltou Edilza. Para o próximo sábado (31), estão agendadas mais 80 consultas para pacientes toledanos pelo mutirão.
A diretora ainda comentou que, para as crianças há um trabalho diferenciado, não sendo necessário incluí-las no mutirão. “Não temos nenhuma fila de espera para agendamento em consultas oftalmológicas em caso de crianças. Todas as consultas já estão agendadas, para que elas possam ser atendidas rapidamente sem que o problema atrapalhe no rendimento escolar”, explicou.