Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

CRAS II promove reunião com comunidade para discutir estratégias de combate ao mosquito da dengue

Entre os bairros que tiveram maior infestação (acima de 10%) estão os Jardins América e Independência, que apresentaram 18,75%

28/01/2015 - 18:47


O resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti 2015, divulgado no último dia 12, apontou os índices de infestação do mosquito da Dengue além do preconizado pelo Ministério da Saúde. Entre os bairros que tiveram maior infestação (acima de 10%) estão os Jardins América e Independência, que apresentaram 18,75%, sendo que o aceitável é de 1%. Diante do alerta sobre possíveis pontos de epidemia da doença, a equipe do Centro de Referência em Assistência Social II (CRAS II), localizado na região, agendou uma reunião com lideranças comunitárias dos bairros para abordar o assunto na segunda-feira (02).

Segundo a coordenadora do CRAS II, Monique Mariussi, o resultado é bem preocupante, pois o bairro já passou por uma epidemia de dengue. “Por isso é importante essa reunião com a comunidade, para pensarmos em estratégias de combate e diminuir esse índice”. O encontro contará com lideranças comunitárias, representantes das escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs) do bairro, da Unidade Básica de Saúde (UBS), da Casa de Maria Assistência à Menina e do Circo da Alegria. “São pessoas que têm contato e influencia com a população e poderá ajudar para disseminarmos a ideia do cuidado”, afirmou.

Na ocasião, o supervisor técnico de Combate e Controle às Endemias, Taylon Eduardo Pereira, e a agente de combate às endemias que atua na região, Sandra Cristina Barbosa, também estarão presentes. Para Taylon, essa é uma ação de extrema importância para fortalecer o trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. “Aprovamos e parabenizamos o CRAS II por essa atitude, que deve ser levada como exemplo para as outras regiões, já que o Centro de Referência tem esse acesso direto e eficaz com a população”, comentou.

Segundo Taylon, a ocasião proporcionará a troca de informações entre a comunidade e a equipe, para reforçar quais as medidas necessárias para o controle de focos. “Dessa forma, as pessoas que estão presentes levarão as informações como multiplicadores da informação e auxiliarão na conscientização de toda a comunidade. Fortalecendo o nosso trabalho de combate, já que todo cidadão deve ser responsável por ter os cuidados”, ressaltou.

A secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, Marli Gonçalves Costa, ressaltou o papel do CRAS II em estabelecer ações. “É dever nosso promover a articulação da rede e gestão do território, e dessa forma fortalecendo o trabalho realizado também por outras pastas”, comentou. Segundo ela, é esperado um apoio e a mobilização da comunidade para que todos juntos possam combater e evitar qualquer proliferação do mosquito.

Anuncio gene 2