Para receber comunicados administrativos e também algumas orientações da Governo Municipal, nesta quinta-feira (29), os diretores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) se reunirão no auditório Acary de Oliveira. Estará presente no encontro as secretárias de Educação, Tania de Grandi, de Saúde, Denise Campos, e de Administração, Amauri Linke, e representantes da Secretaria Recursos Humanos. Já no dia seguinte (29) os coordenadores terão um encontro na SMED para tratar de assuntos pedagógicos.
Na quinta-feira, a secretária de Educação tratará com os diretores das escolas municipais assuntos referentes ao ano letivo. Além disso, outras explanações serão realizadas. “A secretária de Saúde falará sobre as modificações que ocorreram no sistema e política de saúde do município; os representantes do RH conversarão sobre as avaliações de desempenho, fluxo de trabalho e protocolo; e o secretário de Administração falará sobre a importância dos professores participarem das assembléias do Orçamento Participativo”, explicou.
A intenção do encontro é que os diretores conheçam o funcionamento e gestão da Educação no município e outros setores, além de aprender a gerenciar a área pedagógica e administrativa das escolas. “Entendendo essas questões melhor, os diretores podem proporcionar aos alunos melhores condições de aprendizado”. Já na sexta-feira (30) os coordenadores das escolas e CMEI’s irão até a SMED para um encontro pedagógico. “Será tratado com todos sobre o ensino e aprendizagem da língua portuguesa conforme o currículo”, concluiu Tania.
Volta às Aulas
Nesta quarta-feira (28), os diretores, equipe administrativa e coordenadores pedagógicos retornam às escolas. Já no dia 5 de fevereiro, acontece no Teatro Municipal, às 20h, a abertura oficial do ano letivo, com a participação do conferencista Miguel Gonzáles Arroyo, sociólogo e educador espanhol, que já foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que atualmente acompanha propostas educativas em várias redes municipais e estaduais do país. Os diretores eleitos das escolas também tomam posse neste dia. No dia seguinte (6), iniciam a preparação e planejamento das aulas, para início das aulas no dia 9.