Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Prefeito Beto Lunitti e lideranças comemoram confirmação de campus da UFPR para Toledo com curso de Medicina

A conquista vinha sendo pleiteada pelo prefeito Beto Lunitti, equipe de Governo e base aliada desde o início de 2013

28/01/2015 - 19:11


O Governo Municipal anunciou oficialmente na quarta-feira (28) a vinda do curso de Medicina e outros cursos na área da saúde para Toledo, por meio da instalação de um campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no município. O ato foi realizado após a aprovação da doação do terreno e do campus pelo Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) e Conselho Universitário (COUN) da UFPR que enviou ofício nesta semana solicitando continuidade nos processos burocráticos. A conquista vinha sendo pleiteada pelo prefeito Beto Lunitti, equipe de Governo e base aliada desde o início de 2013.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, o momento é histórico. “Agora é oficial. A Universidade mais tradicional do país vem para Toledo com um campus, incluindo o curso de Medicina. Isso está acima das nossas expectativas, que no início do Governo era apenas de conseguir a extensão com o curso de Medicina. Quero agradecer aqui o deputado estadual Elton Welter que foi fundamental nessa articulação e minha equipe de Governo, que por meio da chefe de Gabinete, Selma Becker, a secretária de Comunicação, Rosselane Giordani e a secretária de Saúde, elaborou um dossiê sobre a saúde pública em Toledo e região, e que subsidiou o pleito para está conquista”.

O vice-presidente da Associação Médica de Toledo, Doutor Leonardo Schmidt, destacou a expectativa dos profissionais médicos com relação a vinda do campus para o município. “Estamos muito satisfeitos. Já demonstramos nosso apoio desde o início, inclusive durante a vinda da comitiva da UFPR à Toledo. Acreditamos que com isso poderemos alavancar a saúde e o desenvolvimento da região”, comentou ao destacar o interesse de muitos médicos em lecionar na Universidade. “Existem muitos médicos aqui que contam com mestrado e doutorado e já demonstram interesse em buscar lecionar, além de médicos que não tem e estão correndo atrás”.

A conquista representa a qualificação do ensino e da saúde em Toledo, segundo informou a secretária de Saúde, Denise Campos. “A vinda de um campus de uma Universidade tão tradicional como a UFPR trará benefícios em todos os setores, cultura, educação, desenvolvimento e claro, qualificação da Saúde”. Opinião compartilhada pelo chefe da 20° Regional de Saúde, Denise Liel, que lembrou a demanda por profissionais na região. “Quanto mais médicos tivermos, melhorar será o acesso dos nossos cidadãos à Saúde e essa é uma conquista fundamental para isso. Esse momento gera uma expectativa ainda mais com mais um espaço de qualificação, que esperamos, formem médicos que olhem com carinho pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar Dorfschmidt, confidenciou que para ele o ato é especial não somente por sua importância ao município, mas por ser seu primeiro como presidente da Câmara de Toledo. “Fico muito feliz por isso, tanto como vereador, quanto como cidadão. Nesse momento tudo que se projeta será concretizado”. Dorfschmidt afirmou ainda, que a conquista demonstra às pessoas a seriedade das ações e compromisso do Governo Municipal. “Assim como nas demais ações. Essa, por exemplo, da uma resposta efetiva aos questionamentos quanto a falta de médicos em Toledo. O que estamos pensando e projetando são ações efetivas para os problemas do município e o prefeito tem todo o apoio da Câmara Municipal”.

Um articulador fundamental para a conquista – juntamente com o deputado federal Zeca Dirceu e a ministra chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann – o deputado estadual Elton Welter, agradeceu todos os envolvidos. “Me sinto muito honrado de estar aqui. Não tenho dúvidas do foco desta gestão na saúde e tenho certeza que os pessimistas estão arrependidos. O programa Mais Médicos, por exemplo, veio pra ficar, assim como a ampliação do número de vagas de Medicina no país. Somente na região oeste mais 160 vagas, entre públicas e privadas serão abertas, formando cada vez mais médicos generalista com foco na Atenção Básica. Não temos dúvida de que estamos no caminho certo, por isso quero agradecer muito essa articulação política junto cm o prefeito Beto Lunitti e sua equipe de Governo. Parabéns”.

Após as explanações, o prefeito Beto Lunitti realizou uma apresentação retratando todas as fases do processo que culminou na vinda do campus da UFPR com o curso de Medicina para Toledo. Segundo ele, uma agenda com a Coamo Agroindutrial Cooperativa, para tratar da transferência da área para a construção do campus. “A área em frente ao Hospital região, escolhida e aprovada pela Comissão da UFPR já foi decretada de utilidade pública e o nosso desejo é que ela fosse doada pela Coamo, uma cooperativa muito importante para o nosso município e da qual sempre fomos parceiros. Em 20 anos de asfaltamento rural, por exemplo, já investimos mais de R$ 100 milhões para melhoria do acesso e escoamento da produção agropecuária”, finalizou ele.

Construção do Futuro

Conforme o prefeito Beto Lunitti a conquista promoverá uma transformação na vida de muitos toledanos. “Esse campus e o curso de Medicina não só promoverá o desenvolvimento e qualificação da saúde de Toledo. Ele oportunizará as nossas crianças e jovens estudar em um curso de Medicina gratuito de uma das mais renomadas Universidades do país, e o melhor, sem sair de Toledo”, comentou.

Emocionado, o prefeito destacou que esse é mais um passo para um futuro transformador. “Nosso esforço diário é para criar ambientes favoráveis para uma saúde, uma educação, qualidade de vida e desenvolvimento cada vez melhor para os toledanos, e não pensamos apenas no hoje, mas principalmente no amanhã, no futuro, e por isso nem sempre somos compreendidos em nossas decisões, mas temos a convicção de que estamos no caminho certo. Essa semana um secretário me disse: prefeito essa conquista vale todo o seu mandato. Eu realmente estou feliz por ser prefeito nesse momento”, finalizou ele.

Anuncio gene 2