Para a atleta do voleibol, Kelli Boscarioli Teixeira, o ‘Atleta na Universidade’ é um incentivo para quem sempre defendeu as cores do município em competições. “A gente treina e tenta representar bem a nossa cidade. Porém, nem sempre isso é possível porque não somos profissionais, temos que nos dedicar a outras atividades e com este benefício poderemos dedicar parte do nosso tempo a preparação, além de apoiar a SMEL em suas atividades”. Os contemplados deverão dedicar cinco horas semanais em programas esportivos e recreativos, além de fazer parte das equipes oficiais que representem o município de Toledo nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), Jogos Abertos da Juventude do Paraná (JOJUP’s), Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s), campeonatos estaduais e nacionais e estar em plena atividade esportiva.
Além da Kelli, o voleibol terá mais três beneficiados. O futsal terá cinco, a ginástica rítmica quatro, o badminton um, o judô dois, o karatê dois, o futebol quatro, o basquete três, o rúgbi dois e o xadrez um. “Todos os selecionados auxiliarão, com as suas cinco horas semanais, no desenvolvimento da modalidade”, disse a secretária de Esportes e Lazer Marli Costa. Segundo ela, o Programa, inédito no Brasil, é mais um benefício que se soma aos incentivos promovidos pelo Governo Municipal para os desportistas toledanos. “Já temos o Passe Atleta, que facilitou a participação dos atletas nos treinamentos das equipes de rendimento e agora vamos poder melhorar ainda mais a vida destas pessoas que contribuem significativamente com o esporte me nosso município”, afirmou.
Destaque no esporte
Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti, destacou a importância da implantação de políticas de esporte como forma de prevenir problemas sociais e deu destaque as conquistas da SMEL em competições oficiais de 2014. Beto lembrou o terceiro lugar nos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), disputados em Toledo, e o título de campeão geral da Divisão B dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). “É fruto de um trabalho consistente e eficiente, desenvolvido por profissionais gabaritados, da área, com conhecimento técnico”.
Aos atletas beneficiados, Beto disse que o município conta com seu apoio no desenvolvimento do esporte e sua dedicação na hora em que vestirem as cores toledanas. “Estamos aplicando recursos porque acreditamos que o esporte é transformador e por isso estamos investindo pesado nesta política, constituindo ações bem articuladas buscando a promoção do ser humano”. O prefeito toledano também citou atletas que iniciaram seus trabalhos nas escolinhas em Toledo e ganharam visibilidade nacional, como o goleiro da seleção brasileira de futsal Deivid, a ginasta Angélica, o ponteiro da seleção brasileira de vôlei Lucas Loh e a armadora Isabella Ansolin, eleita a melhor jogadora de handebol em atividade no Brasil em 2014.
O vice-prefeito Adelar ‘Pelanka’ Holsbach externou a emoção em poder olhar para os jovens beneficiados pelo Programa Atleta na Universidade e saber que, fazendo o que gostam, serão reconhecidos. “Vocês estão sendo agraciados por sempre ter acreditado no esporte. Estamos tentando devolver parte do tempo que vocês dedicam ao todo o povo toledano, nos representando nas competições e levando o nome de Toledo para todos os lugares, inclusive outros países”, frisou.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt e demais vereadores e todos foram unânimes em parabenizar a secretária Marli Costa pelas ações desenvolvidas em prol do Esporte e Lazer em Toledo.