Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Abertura ano letivo nas escolas municipais teve a presença do pesquisador Miguel Arroyo

Aconteceu na quinta-feira (05) a abertura oficial do ano letivo da rede municipal de Ensino. O evento, realizado no Teatro Municipal de Toledo, foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). A SMED e o Conselho Municipal de Educação acolheram juntamente com o prefeito Beto Lunitti e autoridades do legislativo municipal cerca de 1.200 professores e servidores da área de educação. 

05/02/2015 - 21:30


Para a secretária da pasta, Tania Elisete de Grandi, o momento é de alegria e de boas-vindas aos servidores municipais. “Depois de um período necessário de descanso dos servidores e da retomada das atividades – visto que os diretores e equipe administrativa já retornaram no dia 28 de janeiro e os professores iniciaram o planejamento ontem (quarta-feira, 05) – a abertura oficial marca o início do ano letivo, que além das boas-vidas, objetiva a formação continuada destes profissionais”, explica.

Tania também destacou a presença do conferencista Miguel Gonzáles Arroyo, sociólogo e educador espanhol, que já foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que atualmente acompanha propostas educativas em várias redes municipais e estaduais do país. “Já era um desejo da equipe da SMED e de muitos professores que houvesse a presença deste profissional nas atividades de formação continuada dos nossos servidores. Estamos muito felizes que a proposta iniciada em dezembro para a vinda dele, hoje se torna realidade”, complementou.

O trabalho realizado com os servidores pelo conferencista Miguel Gonzáles Arroyo foi baseado em uma nova proposta curricular. “Como elaborar um currículo que trate principalmente, sobre o que os alunos precisam aprender realmente? Este é o ponto crucial que será trabalhado com os profissionais da área de educação hoje”. Arroyo disse que além de ensinar aos jovens estudantes matérias como História, Geografia, Matemática, entre outros, os alunos precisam aprender a ‘saber-se’ mais. “Saber da sua própria história, da formação da família, do seu bairro, do porque ele necessita, por exemplo, ir a pé para a aula todos os dias, enquanto os pais trabalham o dia inteiro”.

Miguel complementou dizendo que a realidade nos mostra que o perfil do aluno mudou muito do que era há 25 anos, aproximadamente. “Os que chegam hoje na escola são os que dificilmente chegavam pobres, negros e indígenas. Trazem consigo também, outras demandas e diante disso, os currículos do professores que irão atuar com estes alunos também precisam ser diferenciados. A educação atual necessita ser uma educação cidadã, para que transforme estas crianças em pessoas fortalecidas e conscientes de todos os direitos que possuem”, concluiu.

O prefeito Beto Lunitti destacou que a Educação é uma das políticas públicas prioritárias do município. “Esta abertura oficial do ano letivo faz com que possamos reconhecer todo o trabalho feito até o momento, e que, amplia no mês de março, com a entrega de mais um CMEI, o que irá auxiliar na diminuição das filas de espera na educação infantil. Para os professores, significa uma oportunidade de contar com as atividades de formação proporcionadas por Miguel Arroyo, uma grande figura no panorama educacional. Desejo também aos professores, aos pais e alunos que estarão na escola a partir do dia 9, um ótimo ano e que possamos juntos, produzir bons resultados na educação e consequentemente para a sociedade local”, ressalta o prefeito.

Homenagem

Um momento emocionante marcou a solenidade de abertura do ano letivo. Foi assinado o decreto de criação de um novo CMEI na Vila Paulista – que já tem as obras bastante adiantadas com previsão para inaugurar em junho deste ano – que se chamará Rosângela Andriolli dos Santos. Rosângela foi servidora pública, professora da Escola Municipal Antônio Scain e não resistiu à Leucemia (Câncer que afeta as células brancas do sangue), em 2014. Familiares estiveram presentes durante a assinatura do decreto e da homenagem feita pelo município, entre eles o então marido, Mauro dos Santos, o filho de 5 anos, Thomás Augusto dos Santos, os pais Valdir e Lurdes Andriolli e os irmãos, Renato e Carlos. Rosângela e Mauro tem ainda, um outro filho, Eduardo Henrique dos Santos, de 20 anos.

Mauro lembrou que o prefeito Beto Lunitti e a secretária de Educação Tania Elisete de Grandi foram até sua casa para falar sobre a possibilidade do CMEI levar o nome de Rosângela. “Ficará uma lembrança boa dela e do trabalho que fazia. Por isso o sentimento é de gratidão”, disse o marido. A indicação para que o CMEI levasse o nome da professora, foi feita por vários meios, marcando ainda mais, o quanto Rosângela era bem quista por todos que estavam a sua volta. Primeiramente, o vereador e presidente do Legislativo de Toledo, Ademar Dorfschmidt, encaminhou a indicação. Na mesma semana, o prefeito Beto Lunitti expressou seu desejo para o CMEI tivesse o nome de Rosângela, mesmo anseio de toda equipe da SMED.

O presidente da Câmara relata ser este, um momento de grande emoção. “É uma singela homenagem, mas que demonstra o carinho pela Rosângela e a forma de apoio encontrada para a família”, explica Ademar. 

Novos gestores

Durante o evento, também foram assinados os decretos de nomeação dos diretores de três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e escolas municipais. Ex-diretores receberam um certificado de menção honrosa pela contribuição ao município.

Os diretores que tomaram posse no dia de hoje são: Marineide Aram Giacomini, da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, Cirlei Antonia Boschetti - Amélio Dal Bosco, Crislayne Aparecida da Silva - André Zenere, Júlio Cesar Braun - Anita Garibaldi, Solange Inês Schuster Ferreira de Almeida - Antônio Scain, Renilce Grando Spanhol - Ari Arcassio Gossler, Edna Heloisa Schaeffer Amaral - Arsênio Heiss, Luciana Schaedler Wechi - Borges de Medeiros, Marlize Justina Miquelon - Carlos Friedrich, Andréia Cristina Ramos da Silva Ikeda - Carlos João Treis, Suriam Cristina Heck Angst - Duque de Caxias, Margarete Schmitz Corazza - Egon Werner Bercht, Noeli Mekelburg Luqueta - Henrique Brod, Francieli Stovski - Ivo Welter, Sirlei Rossi Donin - Jardim Concórdia, Marisa Ramos dos Santos Cardoso - José Pedro Brum/Caic, Luci Maria Rossetto Mayer - Miguel Dewes, Alexssandro Morgenroth - Norma Demeneck Belotto, Elaine Pastre  e  Eliane Maria Ramaldes Siebert - Nossa Senhora das Graças, Roni Selonir Matick Martinelle - Olivo Beal, Márcia Clenir Hennig Follmann - Orlando Luiz Bazei, Lourdes Terezinha Binsfeld - Osvaldo Cruz, Rosane Lúcia Haboski - Princesa Isabel, Claudete Midding Lazzari - Reinaldo Arrosi, Cristiane Fernanda Ertel Cassula - Santo Antônio, Fabiana de Fátima dos Santos - São Dimas, Maria Aparecida Alcântara Maia, São Francisco, Marilda Hinze Lira Ulsenheimer - São Luiz, Miriane Regina Feldkircher Kleinschmidt - São Pedro, Erilde Geremias Maziero - Shirley Lorandi, Adriana Conceição Castro Boldi Pastório - Tancredo Neves, Rosane Lúcia Haboski - Tomé de Souza, Marisa Salete Todescatt - Waldyr Luiz Becker, Siliria Marli Golmann Giordani - Walter Fontana, Vonir Antônio Pereira - Washington Luiz, Elisângela Batista - Walmir Grande e dos CMEI’s: Camila Ribeiro – SESI, Maria Rosalina dos Santos Petry - Sueli Gruber, Angeline Rettori - Fani Bilibio.

Anuncio gene 2