Para obetr o documento, a pessoa deve acessar o site da Prefeitura – www.toledo.pr.gov.br – e clicar no link ‘2ª Via On-Line do IPTU’. “A partir daí abre uma tela com um espaço onde a pessoa deve inserir o número do Controle Fiscal, que consta no carnê do ano passado, próximo aos dados do proprietário, endereço e outras informações”, explicou o secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo. Segundo ele, os carnês serão entregues nos imóveis habitados, já para os proprietários de terrenos baldios é possível fazer a retirada na Prefeitura. “Ela pode se dirigir até o Paço Municipal, ou utilizar a internet. É o mesmo procedimento”.
Frizzo disse que a expectativa de arrecadação para 2015 é próxima de R$ 25 milhões. “Nós lançamos R$ 29 milhões, mas há sempre uma previsão de inadimplência”. Essa taxa de inadimplência, segundo dados da Secretaria da Fazenda, tem representado de 15 a 20%. O secretário aproveitou para alertar aos contribuintes que devem IPTU dos anos de 2009, 2010 e 2011 para procurar o Departamento de Receita. “Esse ano, por força de lei, estaremos fazendo a execução judicial dessa dívida ativa. Não podemos correr o risco de prescrever o crédito tributário, pois sofreremos sanções caso isso aconteça”, explicou.
Neste ano, o IPTU em Toledo sofreu apenas a atualização segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores de aumento foram de 6,23%, percentual calculado com base no acumulado de janeiro a dezembro de 2014. A decisão por apenas uma atualização, baseada na inflação do período, atende a um compromisso do Governo Municipal, que busca o aumento da arrecadação por meio do desenvolvimento do município.