As aulas para os alunos da rede municipal de ensino de Toledo começaram nessa segunda-feira, 09 de fevereiro, a todo vapor. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está com seus diretores e equipes administrativas das escolas e centros municipais de educação infantil trabalhando desde o dia 28 de janeiro para que tudo estivesse perfeito para as boas-vindas aos alunos. Os professores retornaram no dia quatro de fevereiro para o planejamento das aulas.
Para melhor receber os 12 mil alunos no novo ano letivo, reformas e ampliações foram feitas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Toledo. Segundo a Secretária de Educação, Tania de Grandi, foram matriculados 10.200 alunos do Pré I ao 5º ano e preenchidas 2,1 mil vagas de zero a três anos na Educação Infantil atendidas nos 26 cmei’s do município.
“Houve um aumento de turmas na Educação Infantil, na pré-escola. Nós abrimos sete turmas de Pré I a mais que o ano passado. Isso representa mais de 120 alunos dessas turmas na rede. A grande procura foi de vagas para o Pré I e Pré II. Também aumentamos as turmas na Educação em Tempo Integral”, informou a secretária.
Segundo ela, a deliberação municipal recomenda que somente a colocação de, no máximo, 18 crianças por sala na pré-escola, pois são alunos de três a quatro anos de idade. Essa recomendação motivou a abertura de novas salas. Toledo conta hoje com 36 escolas municipais, além dos 26 CMEI’s.
Tania ainda destacou que o mérito pelas ações que garantiram essa tranqüilidade no retorno das aulas é coletivo. “Não fazemos nada sozinhos, os diretores e diretoras, as coordenadoras pedagógicas e toda a equipe técnica trabalhou deste o segundo semestre de 2014 para planejar as ações da educação, quer seja do número de alunos, quer seja do número de professores ou do imobiliário necessário para atender nossa demanda para que nenhuma criança ficasse fora da escola este ano”, afirmou. Devido a complexidade da educação, ela diz que “ainda temos mais questões para planejarmos e avançarmos tanto na educação infantil quanto no fundamental”.
Equipe preparada para chegada dos alunos
Para receber os mais de 12 mil alunos da rede escolar, a direção de muitas escolas anteciparam o retorno durante as férias, principalmente aquelas que estavam recebendo melhorias nesse período. Uma delas é a Escola Olivo Beal, no César Parque. A diretora Roni Martinelle acompanhou as obras no período de dezembro e janeiro.
“Eu voltei dia 15 de janeiro para acompanhar a reforma da escola para que hoje (09) estivesse em condição de uso pelos alunos”. Na escola foi trocado o piso, a cobertura de rampas de acessibilidade e instalada a cobertura da quadra, que antes era aberta e trocado a porta de entrada da secretaria. “Agora estão na fase de pintura e acabamento”.
Referente à questão pedagógica, Roni disse que “tivemos dois dias de planejamento com os professores, fizemos a organização de materiais e das salas de aula”. Com relação ao retorno, a diretora disse que “hoje começou a todo vapor. Estamos com o quadro completo de servidores. As crianças voltaram animadas, praticamente 100% de freqüência já no primeiro dia. Nós víamos o desejo deles de voltarem para sala de aula. Estavam empolgados para conhecerem quem será a professora desse ano”.
Além da empolgação dos alunos, a diretora disse que os pais também estavam satisfeitos com o retorno. “Tivemos vários elogios, alguns pais passaram ainda a semana passada pra conferir as reformas. Toda melhoria é positiva e trás benefícios pra toda a comunidade, além de deixar os pais bem felizes também”, comentou a professora.
Melhorias
As melhorias – que contemplam a troca de piso, reformas no banheiro, telhado, pintura e parte elétrica – são no CMEI Professora Iraci Tatsch, na Grande Pioneiro, no Fani Matilde Bilibiu, em Vila Nova, e nas Escolas Municipais Olivo Beal, no César Parque, São Francisco de Assis, no São Francisco, Tomé de Souza, em Vila Ipiranga, Osvaldo Cruz em Vila Nova, Reinaldo Arrosi na Vila Operária e Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler, no Jardim Santa Maria. Outros CMEI’s e Escolas continuarão recebendo as melhorias nas próximas semanas.
A secretária Tania de Grandi reforçou que as intervenções vão melhorar a qualidade de ensino das crianças e as condições de trabalho dos servidores do município. “Estas reformas e ampliações eram muito aguardadas pelas comunidades e foram muito bem planejadas. A intenção é contribuir para que todos que utilizam aquele espaço tenham total qualidade”.