As atividades do Projeto Florir Toledo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), foram retomadas nesta segunda-feira (09). Aproximadamente 80% dos adolescentes que participaram do Projeto neste ano já eram integrantes do Florir. Para completar as turmas, a partir da próxima segunda-feira (16), os interessados poderão procurar a sede do Florir Toledo e fazer sua inscrição. O programa tem como objetivo a formação profissional em jardinagem vinculada à melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.
No retorno os alunos foram acolhidos com dinâmicas e bate-papo. “Com as primeiras atividades visamos promover o entrosamento entre os participantes. As gincanas proporcionarão o trabalho em grupo e assim, poderão interagir tanto com os antigos colegas quanto com os novos”, ressaltou o coordenador Oséias Soares dos Santos.
O cronograma conta com diferentes cursos como artesanato, reciclagem de garrafas pet, biscuit em garrafas de vidro e oficina fixa de grafitagem. Também são disponibilizadas aulas de capoeira, canto, educação física, circo e cidadania. O programa também conta os cursos profissionalizantes de paisagismo e marketing pessoal. “Além disso, temos duas viagens previstas para o ano”, completou Oséias.
No Florir, os jovens também realizam a produção e a distribuição de plantas e frutos cultivados para escolas da rede municipal e para a comunidade.