Desde o dia 2 de fevereiro, o Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (antigo Mini Hospital) passou a funcionar como Unidade Básica de Saúde (UBS), atendendo a população da Vila Pioneiro, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira. Agora, no local, a população do bairro conta com os serviços de odontologia, agendamento das consultas de especialidades, a partir do encaminhamento de médicos clínicos gerais, e a farmácia comunitária, com dispensação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial (psicotrópicos). Antes, a população da região não tinha este tipo de atendimento.
Segundo a diretora do Núcleo Integrado de Saúde, que agora abriga agora a UBS da Vila Pioneiro, Ieda Greselle, a média diária de atendimento até a segunda-feira (09), foi de 91 pacientes, somando mais de 450 atendimentos. “Dentro deste número, cerca de 10% representam pacientes de outras localidades e necessidades, que vieram buscar o atendimento no Mini Hospital, principalmente pela desinformação sobre o direcionamento dos atendimentos nas UBS’s dos próprios bairros ou mesmo na nova na Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, a UPA da Vila Becker”, explicou.
Para a usuária dos serviços do Mini Hospital e mãe, a moradora da Vila Pioneiro Suzana Aparecida Sobral, que aguardava pelo atendimento pediátrico no local, a mudança do Mini Hospital para UBS trouxe benefícios para a população do bairro. “Eu já freqüentava o Mini antes dessa mudança no atendimento e hoje posso constatar que o acolhimento está mais rápido, as filas são menores e no meu caso que é a necessidade do pediatra, as consultas estão mais facilitadas”, explicou. “Caso não houvesse a vaga para hoje, amanhã eu já teria a consulta disponível com hora marcada, coisa que não acontecia antes”, completou.
Outros serviços
Mesmo com o funcionamento da UBS, o Mini Hospital manterá alguns atendimentos adicionais. De acordo com Ieda, permanece no local o agendamento e realização de exames de Raio-X não emergenciais, o Setor de Tratamento à Tuberculose e Hanseníase (MH/TB) e procedimentos cirúrgicos de pequeno porte agendados, incluindo a lavagem de ouvido. “Além destes também se mantêm no Mini Hospital, a esterilização dos materiais usados em todas as UBS’s do município e o ponto de distribuição dos itens vindos da lavanderia, que é terceirizada”, explicou.
Para os atendimentos de urgência e emergência, desde o último dia 31 de janeiro, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, UPA da Vila Becker, que funciona 24 horas e atende pacientes encaminhados pelas UBS’s, SAMU, Bombeiros/SIAT, além de pacientes que procurarem espontaneamente o local.