Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

População tem atendimento mais qualificado com a UPA

A nova unidade conta com o Protocolo de Manchester, atendendo aos pacientes conforme o grau de urgência

09/02/2015 - 18:30


No dia 31 de janeiro a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, iniciou os atendimentos. Nesta primeira semana de funcionamente passaram pela unidade 1.756 pacientes, sendo de Toledo e de municípios vizinhos, com atendimentos de urgência e emergência encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Bombeiros/SIATE e pacientes por procura espontânea.

A nova unidade conta com o Protocolo de Manchester, atendendo aos pacientes conforme o grau de urgência. Até o início da tarde desta segunda-feira (09), 1756 pacientes já haviam passado pela UPA. Destes 1710 eram de Toledo, 19 de São Pedro do Iguaçu, seis de Ouro Verde do Oeste e 17 de outros municípios que não compõe o grupo de cidades assistidas pela UPA da Vila Becker.

Com pouco mais de uma semana de funcionamento, melhorias na prestação de serviços aos pacientes em situações de risco já foram sentidas. Na terça-feira (03) dois pacientes foram entubados e encaminhados para casas hospitalares via Central de Leitos. “Antes, com o Mini Hospital, não conseguíamos estes procedimentos. Agora temos esta segurança, até porque um dos pacientes já foi encaminhado de imediato e o outro precisou ser monitorado antes da transferência. Hoje contamos com estrutura para isso”, destacou a diretora da UPA, Vania Gonçalez.

Quem precisou dos serviços da UPA aprovou o atendimento. O morador do Jardim Panorama, Edson Aparecido de Lima, levou a mãe até a Unidade de Pronto Atendimento. “Chegamos e já fomos atendidos. A enfermeira chamou, passamos pela triagem e o médico já consultou. Agora estamos aguardando o medicamento. Os profissionais foram atenciosos e o atendimento foi bem rápido”, contou.

Dados do Protocolo de Manchester

Até as primeiras horas da segunda-feira (09), 1.705 pacientes foram atendidos na UPA. Seguindo o Protocolo de Manchester, a unidade atende os casos conforme classificação de urgência e emergência. Na cor vermelha foram atendidos 12 pacientes, perfazendo uma média de 1,2 pacientes/dia; na laranja foram 115, média de 11,5 dia; e no amarelo 481, 48,1 por dia. Na cor verde, que segundo o Protocolo são casos para serem atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, foram 981 pacientes, uma média de 98,1 por dia; e no azul 116 atendimentos, média de 11,6 por dia.

Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde. Quanto ao significado das cores, o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato. “Ou seja, tempo zero. Para os de classificação laranja o prazo é de dez minutos, amarelo 60 minutos, verde 120 minutos e azul 240 minutos”, explicou a secretária de Saúde de Toledo, Denise Campos.

Anuncio gene 2