Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Equipe completa da GR toledana volta aos treinos

A prioridade é a preparação física visando a retomada do ritmo e flexibilidade, interrompidos durante as férias

10/02/2015 - 08:29


A equipe de Ginástica Rítmica Sadia/Prefeitura de Toledo/SESI está treinando com a equipe completa desde o começo da semana passada. As cerca de 60 atletas que integram a equipe de rendimento, nas categorias adulto, juvenil, infantil e pré-infantil voltaram às atividades.

As duas primeiras a voltar, ainda em janeiro, foram as categorias adulto e juvenil. Depois, em fevereiro, retornaram as ginastas das equipes infantil e pré-infantil. “O calendário de competições é diferente. As primeiras disputas são das categorias adulto e juvenil, depois vem as pequenas, no infantil e do pré”, explica a técnica Anita Klemann. Por conta disso o calendário de retorno é escalonado, priorizando as que têm competições primeiro.

No retorno, explica a professora Gracieli Morais, responsável pelas equipes pré-infantil e infantil, a prioridade é a preparação física visando a retomada do ritmo e flexibilidade, interrompidos durante as férias. Depois, relembrados os principais movimentos e arremessos e iniciadas as montagens das séries. Em seguida é feita uma programação e intensificadas as repetições das séries e lançamentos de aparelhos, visando a preparação final para as competições. As categorias adulto e juvenil  já estão com as quatro séries montadas de cada atleta, enquanto as do infantil e pré-infantil começam a ser preparadas agora.

Paralelo ao trabalho que é feito no individual, começam a ser montadas as coreografias para os conjuntos. Mesmo que as competições sejam tradicionalmente mais para o final do ano, as séries começam a ser montada mais cedo. “O conjunto requer uma atenção bem maior. As concepções são mais delicadas e requer também mais tempo de treino para todos os ajustes e acertos necessários”, destacam os professores Jean Milan e Solange Martins Paludo. Juntos eles serão os responsáveis pela montagem das coreografias de bola e fita, no juvenil; e de fita e de arco e maças, no adulto.

Os aparelhos nas duas categorias mudaram em relação ao ano passado e por conta disso todas as séries serão alteradas. As definições incluem todas as dificuldades e colaborações, música e até outros detalhes como o colant e maquiagem que as atletas deverão usar. “A gente orienta em todos os detalhes, que tem a ver com o aparelho e com a música. Tudo deve estar interligado e em perfeita harmonia”, destaca Jean. “Tem que pensar no conjunto como um todo”, completa Solange.

No juvenil, a equipe é exclusiva para o conjunto, enquanto no adulto, duas atletas se revezam na participação no conjunto e também no individual. Ao longo do ano as atletas vão disputar competições nacionais e estaduais. “Ainda estamos dependendo do calendário e tem também a possibilidade de uma participação internacional. Vai depender do calendário e disponibilidade de recursos”, adianta Solange. Enquanto esta definição não sai, os dois focam as suas atenções na montagem das séries, para que a equipe esteja bem preparada para as disputas que tem pela frente.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia e conta com o apoio de O Boticário, Sesi, Prefeitura de Toledo, Unimed, Prati Donaduzzi e Sanepar.

Texto: Assessoria

Anuncio gene 2