Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeitura de Toledo assina ordem de serviço para ampliação da Casa Abrigo para Adolescentes

Atualmente, a Instituição atende nove adolescentes, tendo capacidade máxima para dez

10/02/2015 - 16:48


Na quarta-feira (04) Prefeitura de Toledo e a Construtora Mirante firmaram o contrato para a realização de ampliação e reforma da Casa Abrigo para Adolescentes, que atende pessoas de 12 a 18 anos. O local será ampliado e reformado para garantir o atendimento de qualidade para os adolescentes que estão no Acolhimento Institucional executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). O investimentototal será de R$ 345.407,75.

Atualmente, a Instituição atende nove adolescentes, tendo capacidade máxima para dez. Com a reforma, a capacidade passará para 20 adolescentes, além de que serão construídas salas de jogos, lazer, refeitório e quartos.

O serviço de Acolhimento Institucional ocorre por determinação judicial, através da Vara da Infância e Juventude, onde o juiz determina a retirada da criança/adolescente do convívio familiar devido a situações de violência, abusos ou qualquer outra violação dos direitos a que foram submetidos. Depois de encaminhados para o Acolhimento Institucional as crianças/adolescentes recebem o acompanhamento social e psicológico.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Raquel Cassol da Silva, é responsabilidade do município, prestar atendimento a estes adolescentes. “Sem a presença familiar, o município se responsabiliza pela cidadania dos adolescentes. É nosso dever investir e propiciar oportunidade para com eles.” relatou Raquel.

A diretora ainda frisou que a Assistência Social busca garantir os direitos dos adolescentes. “Após inserção no Serviço de Acolhimento, os adolescentes são encaminhados para participação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para o mundo do trabalho, oferecemos cursos de qualificação e capacitação profissional, além de incentivar o esporte também. É um trabalho a longo prazo.” concluiu.

Além da Casa Abrigo para Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social também atende crianças de 0 a 6 anos na Casa Abrigo Menino Jesus Unidade II e crianças de 6 a 12 anos, na Casa Abrigo Menino Jesus Unidade I. Em ambos os locais, as crianças recebem o acompanhamento socioassistencial. 

Anuncio gene 2