Nesta terça-feira (11), o vice-prefeito Adelar ‘Pelanka’ Holsbach recebeu o secretário e servidores da Secretaria Especial de Coordenação de Programas de Segurança e Trânsito do município de Marechal Cândido Rondon. A visita teve por objetivo, observar o modelo de municipalização do trânsito que existe em Toledo. O diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo (Deptrans), Fabiano Faria, esteve presente para explicar o funcionamento do sistema para os visitantes. Após a reunião no gabinete do vice-prefeito, os rondonenses visitaram os trabalhos do Deptrans.
Conforme o secretário do município vizinho, Arlen Guttges, Toledo é tido como exemplo na questão do trânsito, principalmente com as últimas mudanças. “Minha missão em Rondon é municipalizar o trânsito assim como é feito aqui. Por isso viemos aqui ver como funciona a Guarda, o sistema de cobrança do Estacionamento Regulamentado (Estar) e outras coisas que iremos levar como subsídio de informações”, comentou.
Segundo Pelanka, é um orgulho para Toledo ser visto como referência. “Sabemos que existem muitas coisas que devem ser melhoradas e faremos isso conforme as possibilidades e necessidades. Mas é notável que nos últimos tempos, mesmo com o aumento da frota, o trânsito toledano está melhorado”, afirmou.
O diretor do Deptrans, Fabiano Faria, afirmou que aos poucos a população está se acostumando com as alterações realizadas em Toledo, como a implantação dos estacionamentos paralelos, semáforos e vias de mão única. “É importante lembrar que todas as alterações são realizadas com base em estudos técnicos. E novos estudos já apresentaram uma diminuição de 15% dos acidentes no perímetro urbano do município”. Fabiano ainda comentou sobre a instalação das câmeras de segurança para o sistema de monitoramento, que irá auxiliar nos trabalhos. “Poderemos monitorar de melhor forma os congestionamentos, acidentes e outras situações”, ressaltou.