Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

SMED amplia oferta de Educação em Tempo Integral em Toledo

Em 2014 foram atendidas 499 crianças pela ETI, já em 2015 esse número passou para 768, incluindo os alunos do contra turno

11/02/2015 - 18:51


Nesta terça-feira (10) a Secretaria Municipal de Educação (SMED) deu início oficial ao calendário de 2015 para os alunos matriculados na Educação em Tempo Integral no município de Toledo. Este ano, já são 768 alunos atendidos nessa modalidade incluindo o contra turno escolar. No geral, 499 crianças foram atendidas pela ETI na cidade em 2014.

Para marcar o início do ano letivo aos alunos do Ensino em Tempo Integral, uma equipe de técnicos da SMED acompanhou nas primeiras horas do dia as atividades da Escola Municipal Carlos João Treis, na Vila Paulista. Esta é a sexta escola a receber turmas de ETI, além de possuir 100 alunos com atividades no contra turno escolar, devido a uma parceria firmada com o Serviço Social do Comércio de Toledo (SESC). 

Vinte alunos do Pré II foram contemplados com o Ensino em Tempo Integral. O compromisso foi assumido com os pais dos alunos pelo Prefeito Beto Lunitti e a Secretária de Educação, Tania de Grandi, ainda no ano passado. “Estou há 14 anos nessa escola, comecei como estagiária, e sei que esse é um sonho da equipe. Essa conquista teve uma participação efetiva dos pais. Acreditamos que o Ensino Integral vai melhorar não só os índices do IDEB, mas a qualidade de vida das crianças e da comunidade”, afirmou a diretora da escola, Andreia Cristina Amos da Silva Ikeda.

Segundo a coordenadora da ETI da SMED, Silvia Felizardo, o processo de implantação dessa modalidade de Ensino em Tempo Integral é gradativa, pois é um grande investimento para o município. “O município precisa começar aos poucos para poder fazer um trabalho bem feito. De nada adianta iniciar com várias turmas e depois não dar continuidade”, frisou a coordenadora. “Nós não conseguimos, por exemplo, implantar o ETI em uma escola que não tenha o espaço adequado”, explicou Silvia.

A diretora de Ensino da SMED, Neusa Melânia Bacca Koval, informou que as estruturas físicas estão sendo adequadas para a ampliação da ETI para outras escolas e reforçou a importância do Ensino Integral dentro do processo de ensino/aprendizagem. “Destacamos a importância das crianças estarem o dia todo na escola. Vários países de primeiro mundo avançaram nas questões educacionais com o Ensino em Tempo Integral. O fator mais importante são das questões pedagógicas, de termos crianças com maior acesso a aprendizagem”, destaca Neusa.

Ela pontua ainda o desafio de se investir no Ensino Integral. “Existem investimentos que dão retorno a curto prazo e outros que o retorno é a longo prazo. Hoje o investimento é para que a Educação do ensino de Toledo seja cada vez melhor”, frisa a diretora.

Parceria com Sesc garante 100 alunos no contra turno na Carlos João Treis

 Além da turma de ETI, outros 100 alunos terão atividades em contra turno na Escola Municipal Carlos João Treis por meio de uma parceria que a Smed firmou com o SESC. Os pais que matricularam seus filhos nessa modalidade receberam orientações da escola e do Sesc nessa terça-feira (10).

“São 50 educandos que irão no período matutino e outros 50 no período vespertino. O transporte é ofertado pelo município. A estrutura física, recursos humanos, lanche e materiais são ofertados pelo SESC. Essa parceria é de grande valia para nosso município, pois, possibilita que mais 100 educandos tenham mais possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento em diferentes áreas do conhecimento”, explicou a secretária de Educação, Tania de Grandi.

Durante todo o ano letivo, a semana toda, estes alunos frequentarão as aulas tradicionais em um período na Escola Carlos João Treis e no outro período farão aulas de raciocínio lógico e letramento, ações lúdicas relacionadas ao corpo, movimento e iniciação esportiva, aulas de iniciação teatral, aulas de musicalização, aulas de artes visuais e aulas de iniciação à informática na unidade do Sesc.

Pais aprovaram a iniciativa

Ao se despedir das crianças no primeiro dia de contra turno, os pais relataram uma grande ansiedade por parte das crianças, que não viam a hora de entrar no ônibus e conhecer as atividades. “Durante a noite, toda hora ele acordava e perguntava se já tinha chego a hora de ir para o Sesc”, comentou a mãe dona de casa Dayane Cristina Gramelich, mãe do Andrei Gabriel de seis anos.

“A gente se preocupa, mas é muito bom, pois sabemos que não está na rua, não está em casa só assistindo televisão. E como está aprendendo alguma coisa de valor é muito bom, pois essa é uma ótima oportunidade”, ressalta ainda a mãe de Andrei.

A mãe do Victor Emanuel Gouveia Tosti, de seis anos, Rosângela Gouveia da Silva, compartilha da mesma opinião. “Esse período que ele vai frequentar o Sesc vai ajudar bastante, com certeza vai melhorar no desenvolvimento dele. E como sabemos que está em boas mãos fico mais tranqüila”, garante dona Rosângela.

A vereadora Sueli Guerra, que acompanhou o primeiro dia do contra turno e do ETI elogiou os projetos. “A Smed dando essa oportunidade para essas crianças, mesmo não conseguindo atender todas no ETI, mas também no contra turno já é algo diferente que com certeza vai contribuir para o desenvolvimento das crianças e na tranquilidade dos pais no sentido de saber que no período que não estão na escola estão sendo atendidos nessa parceria com o Sesc. Achei isso fantástico, enquanto educadora aprovo 100%”, finalizou.

Educação em Tempo Integral em 2015

Em 2014 a Secretaria Municipal de Educação atendeu 499 crianças com a Educação em Tempo Integral. Foi implantado mais uma turma de ETI na Escola Rural Municipal São Pedro por meio do Programa Mais Educação, totalizando 31 alunos matriculados. Os estudantes desta escola estudam no período matutino e nas segundas, quartas e sextas-feiras realizam as aulas no período vespertino com disciplinas que abrangem: musicalização, jardinagem, arte, educação direitos humanos e cidadania, acompanhamento pedagógico, entre outras.

Foram atendidas ainda 158 crianças na Escola Municipal Ivo Welter (dois Pré II, dois primeiros ano, dois segundos, um terceiro e um quarto ano); 147 crianças na Escola Vereador José Pedro Brum (um Pré I, um Pré II, um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto ano); 104 alunos na Escola Engenheiro Waldyr Luíz Becker (um Pré I, um Pré II, um primeiro, um segundo e um terceiro ano); e 59 crianças na Escola Carlos Friedrich (um Pré I, um Pré II e um primeiro ano).

Já para 2015 houve um avanço onde mais de 700 crianças serão atendidas com a ETI. Serão 645 na modalidade da Educação em Tempo Integral, mais 23 educandos pelo “Programa Mais Educação” e 100 alunos pela parceria com o Sesc por meio do “Projeto Futuro +”.

Até 2024 será ofertado Educação em Tempo Integral em 50% da rede

Segundo a Secretária de Educação, o município deve dar continuidade a essa Política Pública, com a oferta de Educação em Tempo Integral visando a ampliação de uma escola a cada ano como prevê a meta do Plano Nacional de Educação por meio da Lei 13.005/2014. A lei prevê que até 2024, cada município deverá ofertar a ETI em até 50% das escolas municipais e estaduais, abrangendo pelo menos 25% dos educandos nessa faixa etária.

Toledo conta hoje com mais de 12 mil alunos, divididos em 36 escolas e 26 centros municipais de educação infantil. Para cada turma de pré escolar que é ofertado a ETI, deve-se garantir a oferta dessa modalidade até o quinto ano.

“A Educação em Tempo Integral efetiva-se enquanto Política Pública a partir do momento que o município institui turmas para este fim, para tanto é necessário garantir o direito dessas crianças concluírem essa modalidade de ensino (anos iniciais do ensino fundamental) já que a mesma é de competência municipal”, frisa a Coordenadora da Educação em Tempo Integral da Smed, Silvia Felizardo.

Educação em Tempo Integral X Contra Turno

A Coordenadora da ETI explica que até 2013 as crianças tinham as disciplinas da base do núcleo comum pela manhã e no período da tarde aconteciam as oficinas pedagógicas. Ou vice-versa. Esta metodologia é considerada de contra turno escolar.

“A Educação em Tempo Integral está organizada de forma que as disciplinas da base do núcleo comum estejam sendo oferecidas concomitantemente com as antigas oficinas pedagógicas, que hoje estão contempladas enquanto disciplinas da parte diversificada da base nacional. Hoje o currículo é desenvolvido de forma integrada para que o ser humano possa desenvolver-se enquanto ser total e integral”, ressalta Silvia.

O objetivo da Educação em Tempo Integral, segundo ela, “é melhorar a qualidade da educação fazendo com que os educandos tenham mais possibilidades para desenvolver as habilidades cognitivas, intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais, efetivando-se assim cidadãos mais atuantes na sociedade já que estes são conhecedores dos seus direitos e deveres”.

Silvia Felizardo garante que existe uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos que cursam a Educação em Tempo Integral. “Nós avançamos muito nesse sentido e Toledo está a frente de outros municípios da região no que diz respeito a implantação dessa política e caminhamos no sentido de garantir a continuidade e a ampliação gradativa na rede municipal”.

Anuncio gene 2