Segundo a bióloga Lilian Cardoso, o filhote ainda está no período de adaptação e reconhecimento do território e conta com todo o ‘apoio’ dos pais. “Mesmo fora do ninho, o casal observa o filhote, o protegem e o alimentam”.
A bióloga também alerta sobre a ameaça de extinção das araras-canindés. “Devido à expansão agrícola e a destruição dos buritis, um tipo de palmeira que serve ao mesmo tempo como alimentação e ninho para a espécie, as araras-canindés estão com risco de extinção. Diante disso, a reprodução em cativeiro, fora do habitat natural, é muito importante para a conservação da espécie”, complementou.
Arara-Canindé
As araras desta espécie podem pesar até 1,5 quilo e chegam a medir até noventa centímetros de comprimento. Uma vez que formam casal, não se separam mais. Dados informam que as araras-canindés podem viver até aproximadamente 70 anos.
Convivência
No viveiro do Parque das Aves de Toledo vivem harmoniosamente, sete araras-canindé, duas araras-vermelhas, nove papagaios - entre eles, dois de peito-roxo, raça ameaçada de extinção - e duas aratingas. Cágados também estão no viveiro, em uma espécie de “riacho”, feito dentro do ambiente das aves.
Para cuidar do viveiro, além da bióloga, são disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente, entre três e quatro tratadores, estagiários monitores de educação ambiental e uma médica veterinária, que mantém o local e são responsáveis pela alimentação dos animais.
Jardim Zoobotânico
O Jardim Zoobotânico Municipal de Toledo – Parque das Aves –, instalado junto ao Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth, foi inaugurado no dia 22 de dezembro de 2007. É considerado um Zoológico Público de pequeno porte, com seu funcionamento autorizado pelo IBAMA. Administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, objetiva – muito além da visitação – a conservação de espécies, pesquisa e educação ambiental.
Além das aves, são encontrados no local, quatis, capivaras, cágados e jabutis, entre outros animais. As visitas são realizadas com acompanhamento de um monitor, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30.