Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Prefeitura compra terreno para construção de campus da UFPR em Toledo

O terreno adquirido pertence à cooperativa Coamo; após assinatura do contrato de compra, será encaminhado a Câmara o Projeto de doação à UFPR

 

13/02/2015 - 19:26


Para tratar sobre a área em que será construído o campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo, na quinta-feira (12) o prefeito Beto Lunitti foi até Campo Mourão, acompanhado do Assessor Jurídico, Jomah Hussein Ali Mohd Rabah e do secretário da Fazenda, Neuroci Frizzo para negociar com a Coamo Agroindustrial Cooperativa, proprietária da área. As tratativas foram positivas e a Cooperativa e o município bateram o martelo na compra da área que fica em frente ao Hospital Regional.

O município já havia decretado a área de interesse público, uma vez que, a comissão técnica e posteriormente o Conselho Universitário tinham sinalizado interesse pela área. O Campus da UFPR vem a Toledo com o curso de medicina e outros cinco cursos na área da saúde.

A intenção primeira do município era sensibilizar a Coamo para doar a área. “Fizemos uma primeira tratativa com os diretores da Cooperativa para doar a área, o que não foi possível. Explicaram-nos as razões as quais entendemos e respeitamos”.

O prefeito e seus assessores foram recebidos pelo o diretor presidente José Aroldo Gallassini, o vice-diretor, Cláudio Rizzatto, e o diretor secretário, Ricardo Calderari. “Fomos muito bem recebidos pelos diretores e iniciamos a tratativa da aquisição da área num ambiente de muita cordialidade e isso foi possível tratarmos da grandiosidade que é a instalação da UFPR para Toledo e região”.

Segundo o prefeito Beto Lunitti a cooperativa expôs suas condições para venda. “A Cooperativa se posicionou e nós apresentamos o interesse público que estava colocado nesta compra, com diálogo foi possível avançarmos numa proposta e hoje de manhã soube que o conselho da Coamo aprovou a proposta”.

Segundo o prefeito Beto, semana que vem poderá ser anunciada a aquisição definitiva da área. “Depois da compra do terreno pelo município, será feita uma tratativa com a Câmara Municipal para a doação do terreno para a Universidade Federal do Paraná”, disse Lunitti.

Para o prefeito, a prioridade agora é a efetiva compra do terreno e posteriormente doação para a UFPR. “Queremos fazer tudo com total rapidez possível, para as obras logo começarem e a universidade ter o prédio à disposição”, contou. Após o prédio pronto, as ações que serão feitas são de responsabilidade da UFPR, avisou.

Pagamento

O prefeito de Toledo informou que o pagamento do terreno será feito de forma parcelada. “O primeiro pagamento será feito no momento da assinatura do contrato. Depois serão mais três parcelas, uma a cada ano, paga todo o dia 15 de março. Daí seria em 2016, 2017 e 2018”, informou.

O valor será anunciado com a assinatura do contrato, segundo o prefeito, o valor pago seria justo, já que a área fica em um local bem localizado, além de próximo ao Hospital Regional. “Quando os contratos estiverem prontos, nós poderemos informar qual será o valor exato de cada uma das parcelas”, afirmou Lunitti.

Vestibular

Segundo o prefeito Beto Lunitti, a vontade da reitoria é realizar o primeiro vestibular da UFPR, campus de Toledo, no final de 2016. “Isso é uma grande conquista”, exclamou Beto.

Enquanto o prédio do campus estiver em construção, o município ofereceu para ser utilizado a prédio onde hoje é localizada a Secretaria Municipal de Educação de Toledo. “Em um primeiro momento, irá suprir a necessidade da universidade para a implantação do curso de medicina. O local já recebeu a UTFPR, até que seus prédios estivessem concluídos”, disse.

Para o prefeito, certamente as obras ocorrerão da forma mais rápida possível. “Certamente, a mesma velocidade que a Universidade Federal deseja por logo em funcionamento o campus em Toledo, será a velocidade das obras”. Logo que o prédio estiver pronto para uso, todos serão transferidos para o prédio novo.

Anuncio gene 2