Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

CRTE capacita alunos do curso de formação de docentes

A tecnologia é uma realidade cada vez mais presente nas escolas, onde os aparelhos multimídia e os laboratórios de informática se tornaram parte do dia a dia dos professores. Pensando nisso, a Coordenação Regional de Tecnologia na Educação – (CRTE) Toledo, promoveu uma capacitação com os alunos dos Cursos Técnicos em Formação de Docentes, abordando o uso pedagógico das tecnologias nas práticas profissionais destes futuros educadores.

15/04/2011 - 13:55


“Trabalhamos conteúdos como os softwares educacionais, os editores de textos, de planilhas e apresentações de slides, além do funcionamento da TV Multimídia e seu uso adequado e pedagógico”, explicou a docente da CRTE, Adriana Regina Perez Rech, “foi gratificante ver o interesse e a participação dos alunos na criação de propostas pedagógicas com o uso dos recursos tecnológicos”.
Embora a maioria dos cursistas tenha computador em casa, encontram dificuldades em utilizar os equipamentos das escolas públicas, que oferecem sistemas operacionais e softwares livres, como o Linux. É o que afirma a professora Marinez Schlindwein. “Percebemos que ainda temos alunos que não tem conhecimento do uso dos laboratórios das escolas. Os recursos (tecnológicos) estão aí, mas precisamos capacitar os alunos para que dominem essa tecnologia”, disse a professora. Para a cursista Mayara Andressa Marzagão, que quando terminar o curso irá lecionar para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os recursos tecnológicos já fazem parte também da vida das crianças. “Usar as tecnologias nas series iniciais do ensino fundamental é muito importante, pois em todos os lugares as crianças estão em contato com elas”, opina Mayara. “Para ensinar aos alunos a utilizarem as tecnologias, os professores também devem saber”, completa.
Participaram da formação, 66 cursistas dos Colégios Estaduais Presidente Castelo Branco, de Toledo, e Humberto de Alencar Castelo Branco, de Santa Helena. A capacitação previu quatro encontros semanais, com atividades presenciais e a distância. A CRTE Toledo realiza esta parceria com os Cursos de Formação de Docentes desde 2009, ao todo já foram atendidas nove turmas e cerca de 270 alunos
.

 

Da Assessoria - Toledo

 

Sem nome %281144 x 250 px%29