Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

APP Sindicato organiza passeata pela educação nesta quinta-feira

A ação acontecerá em todo o Estado e a intenção é que conte com mais de 100 mil pessoas

18/02/2015 - 16:59


Desde a retirada do “pacotaço” do governo estadual, que fora apresentado à Assembleia Legislativa com pedido de regime de Comissão Geral, a greve dos servidores ganhou outras adesões como das Universidades Estaduais, e outros serviços públicos. Mesmo após conversas com as lideranças do governo e dos Sindicatos, as partes ainda não chegaram a um acordo e a greve continua. Para pressionar o governo a atender aos pedidos, os grevistas farão nesta quinta-feira (19) uma passeata pela educação. A ação acontecerá em todo o Estado e a intenção é que conte com mais de 100 mil pessoas.

Desde a última segunda-feira (09) professores e funcionários de todo o Paraná estão em greve. No decorrer dos dias, mais setores aderiam à greve, como Universidades Estaduais, a Saúde e também agentes penitenciários. Para que o Estado cumpra as pautas aprovadas em assembleia em Guarapuava no último dia 07, nesta quinta-feira (19) será feito em todo o Estado uma passeata pela educação.

Em Toledo, a ação acontece na Rua 1º de Maio, com contração no terminal rodoviário da Vila Pioneira, a partir das 14h. O objetivo é colocar 100 mil pessoas nas ruas em todo estado. Serão atos regionais em frente aos Núcleos de Educação, e na capital, em frente ao Palácio Iguaçu. A decisão da passeata aconteceu nesta quarta-feira (18) em uma reunião do comando de greve estadual.

Além disso, uma passeata pela educação aconteceu nesta quarta-feira (18) na cidade de Marechal Cândido Rondon, e contou com a presença de professores e funcionários de Toledo. Amanhã, que acontecerá a passeata em Toledo, virão também representantes da cidade vizinha para participar do movimento.

Conversa

O Governo do Estado agendou para esta quinta-feira (19) uma reunião com a direção da APP-Sindicato, que representa os professores estaduais, para discutir o fim da greve da categoria e o início das aulas. O encontro foi marcado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e vai acontecer no Palácio Iguaçu às 14h30.

Outras categorias em greve

Nesta quarta-feira (18) o Departamento de Trânsito do Paraná também entrou em greve. Cerca de 80% dos funcionários do Detran devem aderir a paralisação. Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep), a greve é por tempo indeterminado. Somente os serviços considerados essenciais serão mantidos nas unidades de atendimento.

Além disso, as Universidades Estaduais de todo o Estado também aderiram à greve dos educadores, como a Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sem contar que na última sexta-feira (13) o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) também entrou em greve, mantendo somente os serviços considerados essenciais.

Anuncio gene 2