1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo terá mais de 17 mil doses de vacina contra a gripe

O departamento de vigilância epidemiológica de Toledo terá 17.300 doses de vacina sazonal, a vacina contra a gripe, deste número, cinquenta por cento das doses já estão na cidade. A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontece entre o próximo dia 25 até 13 de maio. A vacina deste ano, vai imunizar três tipos de vírus mais circulantes no ano passado e o objetivo é vacinar, no mínimo 80% do público alvo.

15/04/2011 - 14:04


Até o ano passado o público alvo eram pessoas acima de 60 anos, nesta Campanha este público foi ampliado. Além dos idosos serão vacinadas todas as gestantes, crianças com idade entre seis meses e menor de dois anos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente.

A Campanha inicia no dia 25 e a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, em horário normal de atendimento. E em Ouro Preto, Bom Princípio, Linha São Paulo e Cerro da Lola a unidade volante atenderá esta população.
Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu na programação da Campanha o dia “D”, que será no sábado, 30 de abril, onde todas as unidades de saúde atenderão das 8h até as 17h.
A enfermeira do setor de vigilância Sanitária e Epidemiológica, Carmen Fornari Garbin destacou a importância de que a população público alvo compareça às unidades de saúde. “A prevenção é muito importante, pois tudo começa com a gripe. As pessoas que a Campanha pretende vacinar são pessoas suscetíveis a gripe e podem ter complicações pela gripe devido à baixa imunidade. Há estudos que apontam que a partir das Campanhas de Vacinações, diminuiu o número de complicações relacionadas à gripe”.
Carmen enfatiza que é importante a população fazer a vacina o mais breve possível, pois o organismo leva 15 dias para dar uma resposta imunológica. “Com a chegada do frio aumenta os vírus circulante da gripe, por isso recomendamos o público alvo não deixar para vacinar no final da Campanha”.
Você acompanha a entrevista completa com Carmen Fornari Garbin em vídeo.
Por Selma Becker
Sem nome %281144 x 250 px%29