As atletas Morgana Gmach e Giovana Oliveira da Silva, da Sadia, vão representar a seleção brasileira no 23º Torneio Internacional Kalamata’s Cup, em Kalamata, na Grécia, de 17 a 19 de abril. As duas atletas retomaram aos treinos no começo de janeiro, antes das demais categorias, visando justamente a preparação para esta competição. “É uma expectativa nova, minha primeira competição internacional da categoria adulto”, afirma Giovana. “Estou treinando bastante desde o início do ano, nos quatro aparelhos, e espero trazer um bom resultado”, acrescentou a atleta. Campeã nos Jogos Escolares do Paraná de 2014, na categoria de 15 a 17 anos, a atleta também representou a equipe no Campeonato Brasileiro na categoria adulto no ano passado, estreando na categoria. Ela acredita que a participação será importante para dar mais experiência e confiança, além de servir de preparação para o Campeonato Brasileiro e o Troféu Brasil, as mais importantes competições nacionais do ano.
Morgana Gmach, mais experiente, tanto em competições nacionais como internacionais, participa pela primeira vez do Kalamata’s Cup. Quarta melhor ginasta brasileira foi campeã interclubes pan-americana, na Venezuela, e campeã sul-americana interseções, no mesmo país, em 2011. “Neste ano vai ser direto uma competição internacional, por isso estamos treinando bastante, desde o começo de janeiro. A competição vai servir de avaliação do nosso desempenho para o Campeonato Brasileiro e também para o Troféu Brasil, em maio”, destacou a ginasta.
Das quatro séries da ginasta, duas são completamente novas, as de arco e bola. As de maças e fita também sofreram alterações em função da mudança da música, mas aproveitam alguns dos movimentos das séries do ano passado. “Estamos treinando forte para acertar todos os detalhes para trazer um bom resultado”, acrescenta a ginasta, ressaltando, no entanto, que a meta é estar no auge para as competições nacionais. A atleta representa a equipe no individual e também vai compor o conjunto adulto. As duas ginastas treinam sob a orientação da técnica Anita Klemann.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo, com o co–patrocínio de O Boticário e apoio da Itaipu, Unimed, Sanepar e Prati Donaduzzi.