Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Mais três casos de Dengue confirmados em Toledo

Equipes do Controle e Combate às Endemias intensificam ações no Jardim Concórdia e em Unidades de Saúde

23/02/2015 - 17:49


A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias confirmou nessa segunda-feira (23), mais três casos de dengue no município de Toledo, ambos na região do Jardim Concórdia. Com base nisso, foram tomadas medidas emergenciais e uma força tarefa foi concentrada no bairro para encontrar os focos do mosquito Aedes Aegypt e eliminá-los.

Segundo o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, até o momento foram 25 casos notificados por dengue e quatro confirmados. Desses, três são autóctones e um importado (contraiu a doença fora do município). “Uma senhora e outros dois irmãos entre 20 e 30 anos fizeram o exame particular e confirmaram o resultado positivo. Os três são do mesmo quarteirão. Isso evidenciou a transmissão naquela região e por isso deslocamos todos os nossos agentes disponíveis para intensificar as ações, fazer as visitas, vistoriar os imóveis, encontrar os focos do mosquito e eliminá-los”, informou Taylon.

Devido as condições climáticas a equipe optou em fazer o bloqueio químico “fumacê” na última sexta-feira (20), que consiste na aplicação de inseticida com bomba costal, para eliminar o mosquito alado. Nessa segunda-feira (23) cerca de 40 agentes de endemias estavam no Jardim Concórdia para realizar a remoção mecânica, onde são feitas vistorias nas casas buscando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt e retirando objetos que acumulem água.

“Orientamos a população para que redobrem os cuidados nesse período do ano, caracterizado pela chuva e o calor excessivo, que são as condições ideais para o mosquito se desenvolver. No caso de identificar os sintomas devem procurar uma unidade de saúde e fazer os exames laboratoriais o mais rápido possível”, frisou Taylon.

Ações Educativas nas unidades de saúde

Antes da chuva atrapalhar as atividades no Jardim Concórdia, as equipes já haviam visitado cerca de 500 imóveis. O coordenador de Endemias mencionou que “essa chuva é tudo que o mosquito quer, que é acumular água pra ele proliferar seus ovos. Nessa terça-feira (24) mudamos a estratégia e vamos fazer o trabalho educativo nas salas de espera das unidades de saúde. Vamos falar com a população sobre a importância dos cuidados, já que o tempo não colabora para as ações a campo”, ponderou.

As ações desta terça incluem a unidade da Unidade Pioneiro e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). É importante que as pessoas de todas as localidades continuem a vistoria, monitorando seus quintais para que seja possível diminuir essa infestação de mosquitos que podem contribuir para a infestação tanto da dengue, quanto da febre chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes Aegypt.

Anuncio gene 2