Com o intuito de dialogar e buscar soluções conjuntas para problemas no transporte coletivo do município, o Governo Municipal se reuniu com o diretor de Operações da Empresa Sorriso de Toledo, Juliano Gulin Ribeiro, na terça-feira (24). O encontro foi solicitado pela Ouvidoria Geral do município e contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito e Secretaria de Administração. Entre as definições da reunião esteve a criação de uma agenda permanente para avançar na qualificação dos serviços.
Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti destacou que a Prefeitura quer garantir melhorias por meio do entendimento e do trabalho conjunto. “Nós queremos sanar os problemas e criar estratégias para evitá-los. Para garantir que a população tenha o melhor serviço vamos sempre fazer a nossa parte e ser parceiros de vocês em ações que tenham este fim”, comentou ele ao destacar a preocupação do Governo Municipal com a evolução do sistema de transporte coletivo no município e com o cumprimento dos requisitos contratuais.
Segundo o Ouvidor Geral do município, Antonio de Freitas (Zóio), o Departamento recebe diversas reclamações e sugestões e precisa dar um retorno à população. “As principais queixas são de cadeirantes e idosos. Nós temos um compromisso com a população e por isso queremos manter esse diálogo com vocês para solucionar essas questões”, explicou ele.
Por outro lado o diretor de Operações, Juliano Gulin Ribeiro, informou as mudanças administrativas e os problemas do transporte coletivo em todo o país, ao destacar que a empresa entra em uma nova fase e conta com um planejamento para solucionar os problemas. “Muitas ações necessitam de uma mudança cultural que não acontece do dia para a noite, mas problemas como o elevador dos veículos já estão sendo trabalhados, por exemplo, por meio de um check-in realizado todas as manhãs antes do funcionamento dos ônibus, que inclui o teste do equipamento”, comentou ele.
Ribeiro salientou ainda, que um plano de comunicação anual está sendo elaborado para melhorar a comunicação com os usuários, além de outros projetos que qualificarão os serviços. “Estamos renovando a frota, investindo em treinamento para os motoristas, assim como retomando as palestras por meio do pessoal da entidade, em que eles ensinam os nossos colaboradores como melhor atendê-los, entre outras mudanças que deverão trazer mais confiabilidade ao nosso serviço”, afirmou ao sugerir a orientação aos passageiros não pagos para não utilizarem o transporte coletivo em horários de pico, a exemplo de algumas cidades, assim como dilatar o horário de pico com a mudança de horários de entrada e saída do trabalho.
Atualmente Toledo conta com 41 ônibus e até abril deverá ter a renovação de parte da frota, por meio de cinco veículos novos e outros cinco semi-novos, possibilitando a retirada dos veículos antigos de circulação. Ao todo, aproximadamente 15 mil cidadãos utilizam o transporte coletivo por dia no município.