O preço aumentando e as filas também. Os postos de combustíveis de Toledo e região estão acabando com seus estoques, devido os bloqueios dos caminhões nas rodovias em diversos pontos do Paraná. A notícia da falta de combustível fez a população correr para os postos para encher o tanque antes que acabe. Em alguns estabelecimentos, foi registrado o aumento instantâneo do preço, já que a demanda aumentou.
Em decorrência disso, as unidades do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon) estão orientando os consumidores que se sentirem lesados, pelo preço abusivo, que procurem o órgão para realizar a queixa.
Segundo o coordenador do Procon de Toledo, José Carlos Queiroz, é importante que no momento da denúncia, o consumidor tenha em mãos documentos que comprovem o preço abusivo. “É importante que o consumidor peça nota ou cupom fiscal após o pagamento do combustível, ou que tire uma fotografia mostrando o valor na bomba que está sendo pago e o nome do posto”, informou. Além disso, Queiroz ainda acrescentou que as pessoas também podem ligar para o Procon, informando a irregularidade. “Assim, nós mandaremos um fiscal do Procon até o local para tomar as medidas cabíveis”.
O Procon também avisa que segundo o artigo 39, inciso V, do Código de Defesa do Consumidor “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”.
O Procon de Toledo está localizado na Rua General Estilac Leal, nº 1.529, e funciona das 8h30 às 11h e das 13h às 16h. Para quem quiser ligar, o telefone é (45) 3252-1076.