Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Biometria digital será exigida nas próximas eleições em Toledo

De maio a setembro deste ano 102 mil eleitores de Toledo serão convocados para revisar suas informações com a Justiça Eleitoral e cadastrar sua biometria

25/02/2015 - 17:10


O Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Jucimar Novochadlo esteve reunido com o prefeito Beto Lunitti e outros juízes da comarca nessa terça-feira (24) em Toledo. O objetivo foi divulgar o cadastramento da biometria (identificação eletrônica do eleitor via impressões digitais) que será feito em Toledo entre os meses de maio e setembro desse ano. A biometria será cobrada nas próximas eleições municipais. O desembargador aproveitou a oportunidade para pedir o apoio da Prefeitura para a realização do processo.

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende fazer a revisão do eleitorado e o cadastramento biométrico de 50 milhões de eleitores no Brasil. Ao Paraná coube em torno 2,8 milhões de eleitores. Então nós dividimos esse eleitorado todo em duas etapas, e Toledo faz parte da primeira etapa junto com outras sete cidades do Estado em razão do número de eleitores que Toledo tem, que hoje é em torno de 102 mil eleitores”, explicou o desembargador.

Ele disse que o TRE vai convocar, via Justiça Eleitoral de Toledo, esses 102 mil eleitores que atualmente estão cadastrados para que compareçam no Fórum Eleitoral, para fazer a revisão do seu cadastro eleitoral e a colheita da sua impressão digital pra efeitos de biometria. “Os eleitores devem comparecer a partir do dia 26 de maio até 30 de setembro no Cartório Eleitoral pra fazer sua revisão, porque nas próximas eleições municipais aqui em Toledo já vai ser usada a biometria”.

Para o prefeito Beto Lunitti, é uma satisfação a cidade estar inserida nas novas tecnologias. “Fico contente que Toledo esteja inserido neste novo momento tecnológico da biometria nas urnas eletrônicas e que o voto seja cada vez mais consciente, democrático e bem refletivo”, evidenciou.

Beto lembrou que para esse processo de cadastramento “é um tempo curto, onde 102 mil pessoas terão que atualizar seus cadastros no Cartório Eleitoral. É importante que as pessoas procurem logo no início. As empresas poderão fazer o agendamento dos seus funcionários para o atendimento em guichê especial para agilizar o processo de cadastramento”, informa Beto.

Segundo o desembargador, nesse período, se o eleitor não comparecer o título dele será cancelado. “O eleitor não está sendo convidado a comparecer a Justiça Eleitoral, ele está sendo convocado. É uma convocação que tem um prazo pra iniciar e um prazo pra terminar, por isso é necessário que o eleitor obedeça isso, porque depois desse prazo ele cancela o título e eventualmente se ele precisar fazer um novo título terá que pagar multa”, enfatizou.

Atualmente a Justiça Eleitoral conta com dez cidades que possuem o sistema biométrico. “Nós pretendemos ampliar para 78 cidades no Estado do Paraná. Essa primeira etapa envolve oito cidades cujo eleitorado é expressivo. A previsão é atingir cerca de um milhão de eleitores nessas oito cidades. Para o restante, desenvolveremos uma segunda etapa a partir de setembro nas cidades menores pra podermos chegar nesse número de 2,8 milhões de eleitores”, explica Novochadlo.

Apoio da Prefeitura

Para o processo de cadastramento da biometria dos eleitores foi solicitado ao Governo Municipal estagiários para auxiliar no serviço de atendimento ao público e servidores que possam colaborar com a limpeza do Fórum Eleitoral de Toledo nesse período, já que a estrutura atual conta com apenas uma servidora e espera-se uma grande movimentação. Também foram solicitadas algumas melhorias para garantir a comodidade e o conforto das pessoas que estiverem aguardando atendimento.

O prefeito Beto Lunitti manifestou prontamente o desejo de auxiliar nesse processo. “Como prefeito não posso me furtar em contribuir com o Tribunal Regional Eleitoral, até porque sempre tivemos e temos o desejo de manter uma boa relação entre os poderes constituídos. O cadastro da biometria vai ser para Toledo, Ouro Verde e São Pedro do Iguaçu. Nós vamos fazer todos os esforços para atender essa demanda”, finalizou.

Anuncio gene 2