Durante a reunião foi definido uma pré-agenda para o evento de sanção da Lei de doação do terreno à Universidade e no dia seguinte a programação segue com visitas técnicas. O prefeito contou que a oficialização da aquisição da área foi bem recebida. “Quando a comitiva de professores veio a Toledo para visita técnica, conheceram e optaram por este terreno, por isso ficaram satisfeitos com a informação da compra”.
O prefeito reiterou a disponibilização do prédio onde hoje funciona a Secretaria de Educação, e que já foi sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR) para a imediata instalação do curso. “A Universidade aceitou prontamente a indicação do prédio e na visita técnica que vai acontecer em abril, fará a vistoria das instalações para definir as adaptações necessárias”, afirmou ele.
A UFPR estuda a possibilidade da gestão do Hospital Regional (HR) ser feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O objetivo é que o HR, que fica em frente ao terreno que se instalará a Universidade, se torne um Hospital Universitário Federal.
Durante o encontro o prefeito esteve acompanhado do empresário Doutor Luiz Donaduzzi, e do executivo Antonio Torquato da indústria de medicamentos Prati-Donaduzzi, que se colocaram a disposição da Universidade para parcerias futuras na área de pesquisa. Também acompanhou a comitiva Elton Welter, que teve um papel importante na vinda da UFPR, para Toledo.
Histórico
Após diversas tratativas do Governo Municipal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou no início do ano a criação de um campus em Toledo com vocação para Saúde. A expectativa é que o Curso de Medicina seja o primeiro a se instalar, com inicio das aulas já para o próximo ano, a depender da tramitação de contratações e outras burocracias.