O Governo Municipal preparou diversas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo domingo (08), se estendendo por todo o mês de março. As atividades iniciam nesta terça-feira (03), com um Momento de Reflexão e Debate “Valorização e Autonomia das Mulheres em Todos os Espaços”, organizado pela Secretaria de Educação. As ações serão realizadas pelas Secretarias de Políticas para Mulheres, Cultura, Educação, Comunicação, Saúde, Esporte e Assistência Social, e contam com o apoio de sindicatos, Ciscopar, Prati Donaduzzi, além do próprio Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O evento será realizado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro, a partir das 19h30. Na ocasião, diversas personalidades femininas toledanas estarão debatendo o assunto e contando sua história de vida e conquistas. “A programação vem de uma construção coletiva com as diversas secretarias envolvidas, que se colocaram a disposição no centro das discussões, levando para seus usuários e usuárias, os temas que estamos discutindo”, comentou a secretária de Política para Mulheres, Jaqueline Machado.
Segundo Jaqueline, a atividade que a SMED realizará nesta terça-feira (03), já é o início da programação. “Um início de ações que se dará por iniciativa de outra secretaria, mas terá tudo aquilo que estamos discutindo com o conjunto, trazendo justamente o que queremos trabalhar, que são as mulheres na sua individualidade, no seu cotidiano e que fazem histórias nos diferentes espaços da sociedade”, comentou.
A secretária ainda destacou que as ações vêm de um processo de articulação de uma forma de organização das ações da SPM, que prioriza a descentralização das atividades. “Todas essas ações deste mês estão baseadas no nosso trabalho de criar atividades em espaços que sejam acessíveis, em horários flexíveis, e que possibilitem de fato a participação das mulheres de diferentes segmentos, nos locais onde elas se reconheçam”, afirmou.
Para a secretária de Educação, Tania de Grandi, o evento inaugural contempla um compromisso relevante que a SMED também tem, naquilo que diz respeito aos direitos da mulher. “Tem se debatido muito essa temática, mas ainda precisamos avançar. Entendemos que através do empoderamento da mulher, é que é possível garantir os direitos. Neste sentido nós teremos uma mesa, discutindo a temática acerca dos direitos e da própria ação e participação da mulher na sociedade”, afirmou.