Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Pesquisa da Unioeste aponta destaque e potencial de Toledo na piscicultura

O objetivo foi fortalecer o intercâmbio entre a Prefeitura e a Universidade, de forma que também o poder público municipal possa se beneficiar da pesquisa para potencializar o desenvolvimento do setor

03/03/2015 - 17:16


O prefeito Beto Lunitti recebeu na manhã de terça-feira (03) o diretor do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), José Dilson de Oliveira e o doutorando em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros, o administrador Antonio Carlos Chidichima. Na ocasião foi entregue ao Governo Municipal um documento contendo dados sobre a piscicultura no município, levantados durante a pesquisa de mestrado de Chidichima. O objetivo foi fortalecer o intercâmbio entre a Prefeitura e a Universidade, de forma que também o poder público municipal possa se beneficiar da pesquisa para potencializar o desenvolvimento do setor.

Destaque na piscicultura, Toledo prevê a construção de Pólo de Processamento de Pescado no Distrito de Novo Sarandi para este ano. Segundo Chidichima, a pesquisa aponta as características da cadeia produtiva da tilápia na região oeste do Paraná e parte do sudoeste, onde Toledo é considerada um pólo. “No total foram analisados 17 frigoríficos, dos quais seis são do município. Esse levantamento iniciou em 2014 e analisou apenas frigoríficos com certificado de fiscalização”, comentou ele.

Com uma média de 25% de crescimento anual, o setor tem apontado oportunidades de desenvolvimento para Toledo, conforme informou o prefeito Beto Lunitti. “Hoje temos muitos produtores de peixes e a nossa intenção é potencializar isso com investimentos, a exemplo do Pólo de Processamento de Pescado. Essa pesquisa vem demonstrar ainda mais, o potencial do município nesta área e deve nos auxiliar na implantação de mais políticas de incentivo”, afirmou.  

Anuncio gene 2