Os cidadãos toledanos que ainda não estão em dia com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), tem até o dia 10 de março, próxima terça-feira, para realizar o pagamento. A expectativa de arrecadação prevista pela Secretaria da Fazenda para este ano é de R$ 25 milhões. Aqueles que pagarem até a data estabelecida terão 6% de desconto na parcela única.
Mais de mil boletos, cerca de 60%, já foram entregues pela Prefeitura aos donos de terrenos baldios e não habitados. Quem ainda não retirou, deve comparecer na Prefeitura de Toledo mediante apresentação de qualquer documento do terreno, como o carnê anterior do IPTU. Já para os terrenos habitados, todos os boletos já foram entregue aos proprietários via correio. O cidadão que desejar obter o carnê através da internet deve acessar o site da Prefeitura – www.toledo.pr.gov.br – e clicar no link “2° Via On-line do IPTU”.
Proprietários de prédios não-edificados dos distritos de Novo Sarandi, Vila Nova e Dez de Maio devem retirar os boletos nas respectivas sedes de administração distrital. Os proprietários de imóveis edificados e não edificados das demais comunidades poderão retirar os carnês nos postos de correio de seus respectivos locais.
Segundo o diretor de Receita, Jaldir Anholeto, cerca de 40% dos cidadãos pagam o IPTU à vista, 43% pagam de modo parcelado e 17% estão inadimplentes com o imposto. O diretor ainda alertou os contribuintes que devem o IPTU de 2009, 2010 e 2011. “Esse ano, por força de lei, estaremos fazendo a execução judicial dessa dívida ativa. Não podemos correr o risco de prescrever o crédito tributário, pois sofreremos sanções caso isso aconteça”, concluiu.