O Governo Municipal dá início às primeiras atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo domingo (08). Várias secretarias municipais organizaram ações a serem realizadas durante todo o mês de março. Nesse contexto, a Secretaria de Educação (SMED) realiza nesta terça-feira (03) um Momento de Reflexão e Debate com o tema “Valorização e Autonomia das Mulheres em Todos os Espaços” no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro. O tema, construído coletivamente e apresentado no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi levado para todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil do município.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, informou que todas as escolas e CMEI’s foram estimuladas a desenvolverem suas ações relacionadas ao dia da Mulher. “Também é função da Secretaria de Educação o envolvimento com as questões que afetam a sociedade, portanto é função social da educação envolver-se nas questões e causas que envolvam para além dos nossos alunos”.
Segundo a coordenadora da Diversidade na SMED e Conselheira de Políticas para Mulheres, Caroline Recalcatti, as ações nas escolas e CMEI’s não se limitarão a esse mês. “Durante o ano, de forma continuada vamos continuar as ações na perspectiva da equidade de gênero, no trabalho com a diversidade na educação e também vamos buscar estender para mães e mulheres da comunidade de Toledo em geral ao longo do ano de 2015”.
Mesa redonda
No lançamento das atividades do Dia da Mulher nesta terça-feira (03) uma mesa redonda com “sujeitas” debaterá o tema “Valorização e Autonomia das Mulheres em Todos os Espaços”. Segundo Recalcatti, na ocasião, diversas personalidades femininas toledanas estarão debatendo o assunto e contando sua história de vida e conquistas.
“Essa vai ser uma mesa de debate com mulheres que fazem a história do dia a dia, são aquelas que por não ter uma beleza consensual, não estão nos jornais do dia a dia. Elas são mulheres de associação de moradores, mulheres campesinas, empresárias, professoras. Essa conscientização, mesa de sujeitas, é o marco inicial do nosso trabalho para o ano de 2015”, explica Recalcatti.
Camiseta
A Secretaria de Educação de Toledo mandou confeccionar camisetas para a campanha do Dia da Mulher. A estampa foi escolhida a partir de um trabalho desenvolvido com os alunos da Escola Municipal Walter Fontana. “A SMED fez esse convite para participar do projeto e nós aceitamos. Os professores de 3º, 4º e 5º ano fizeram um trabalho com as crianças enfocando a valorização da mulher e após essa atividade foi pedido para que as crianças representassem isso através de desenho. Uma equipe da escola, juntamente com uma equipe da SMED fizeram a escolha do desenho”, conta a diretora da escola, Siliria Giordani.