O encontro com o ministro Padilha trouxe boas notícias a Toledo e região. O ministro reafirmou os infestimentos na Aviação Regional e garantiu aos prefeitos de Toledo e região, e também, a empresários que o Aeroporto Regional de Toledo está contemplado.
O prefeito Beto Lunitti comemorou o compromisso assumido pelo ministro. “É uma luta histórica. Saímos desta agenda satisfeitos e com a certeza de que o aeroporto contribuíra muito com o desenvolvimento regional. Sempre defendemos que as ações de logística fossem integradas e a economia de forma complementar, e por isso estamos aqui com outros prefeitos e com empresários e o resultado é este”, comemorou.
A classificação do aeroporto foi outro ponto discutido. O prefeito Beto Lunitti, após estudos, propôs à Secretaria de Aviação Civil a alteração do projeto. “A intenção era classificar o Aeroporto Regional de Toledo como 2CIFR – que possibilita pouso de aeronaves de pequeno porte (ATR42). Realizamos estudos e sugerimos à SAC a classificação 3CIFR que possibilita pouso de aeronaves maiores a A319. O estudo foi acolhido pela Secretaria e hoje o ministro Padilha nos confirmou a nova classificação”.
Durante a conversa, o ministro se comprometeu que os processos licitatórios e de liberação serão feitos a partir do segundo semestre deste ano. Com isso o aeroporto de Toledo se tornará um grande referencial para a aviação civil da região. “O aeroporto Regional em Toledo vai estimular a economia regional, com novas oportunidades de negócios e geração de emprego e renda”, comentou Gleisi.
O deputado Sergio Souza também destacou o compromisso assumido pelo ministro. "O ministro Padilha se comprometeu a autorizar a contratação da obra pelo Regime Diferenciado de Contratação assim que forem concluídos o projeto executivo e o licenciamento ambiental. O aeroporto de Toledo vai se somar aos de Foz de Iguaçu e Cascavel para ampliar a oferta de transporte aéreo no Oeste paranaense".
Participaram da audiência os prefeitos Beto Lunitti (Toledo), Marcel Micheletto (Assis Chateaubrind), Jucenir Stentzler (Palotina), o vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Silvestre Cottica e os empresários de Toledo Augusto José Sperotto (Fiasul), Luiz Donaduzzi (PratiDonaduzzi) e Ademir da Silva (gerente da BRF).
Fotos: Élio Sales / SAC-PR